Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

México sugere vistos de trabalho para imigrantes da América Central e quer que EUA façam o mesmo

Reuters / Frank Jack Daniel

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, propôs nesta quarta-feira oferecer mais vistos de trabalho para centro-americanos e disse que os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo, como parte de uma negociação para deter o fluxo de imigrantes para o norte do continente.

López Obrador, que tomou posse no último sábado, disse que iria discutir imigração com o presidente norte-americano, Donald Trump, nos próximos dias, incluindo propostas para aumentar os investimentos no sul do México e na América Central.

“Vamos propor investimentos em projectos produtivos e em criação de empregos, e não apenas isso, também vistos de trabalho para o México e para os Estados Unidos”, disse o mexicano em uma entrevista coletiva, acrescentando que daria mais detalhes “em breve”.

O México e os Estados Unidos conversam sobre como administrar os grandes grupos que se deslocam pelo México em caravanas, com López Obrador pedindo investimentos para combater a pobreza e o crime que impulsionam milhares de pessoas todos os anos a saírem de países como Honduras, El Salvador e Guatemala.

Pouco tempo depois de sua eleição em Julho, López Obrador enviou uma carta a Trump sugerindo que trabalhassem em conjunto para abordar as questões que causam a imigração em massa.

“É muito importante para nós que cheguemos a um acordo de investimento entre empresas e governos, para criar empregos na América Central e no nosso país”, disse.

López Obrador planeia grandes projectos de infraestrutura no empobrecido sul do México, incluindo seu Estado natal de Tabasco. Ele diz que os planos, incluindo a construção de uma refinaria e de duas ferrovias, irão criar empregos aos mexicanos e aos centro-americanos.

(Reportagem de Frank Jack Daniel)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »