Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Marrocos considera históricas e profundas relações com Angola

Angop

O presidente da Câmara dos Representantes do Reino de Marrocos, Habib El Malki, considerou históricas e profundas as relações com Angola, baseadas na amizade, respeito e solidariedade.

O parlamentar fez esta afirmação em Rabat, durante um encontro com jornalistas angolanos de órgãos públicos e privados que visitaram o Parlamento marroquino, no quadro de uma viagem de estudo organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros daquele país.

Na ocasião, Habib El Malki enfatizou o apoio incondicional do seu país na luta de libertação dos angolanos, que culminou com a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.

Habib El Malki lembrou também que a 5.ª Cimeira da União África-UE, realizada em Abidjan (‎Côte d’Ivoire) em 2017, permitiu que o Rei Mohammed VI retomasse contacto com o Presidente angolano, João Lourenço.

Para o líder do Parlamento marroquino, a retomada dos contactos foi um passo importante para o relançamento das relações de cooperação entre os dois povos.

“Tive a oportunidade de visitar Angola há três ou quatro anos, durante o Conselho Internacional Socialista. Consegui avaliar e medir de maneira directa quanto os nossos dois povos estão próximos, quanto as nossas preocupações são as mesmas e quanto todos esperamos tornar as nossas relações verdadeiramente exemplares”, rematou.

Admitiu que Angola tem uma história rica na sua luta contra o colonialismo português, e é uma das escolas mais importantes da África neste domínio.

O presidente da Câmara dos Representantes do Marrocos reiterou que a concórdia nacional permitiu que Angola desempenhasse verdadeiramente o seu papel no continente africano e na região onde está inserida, promovendo a paz e a estabilidade e o respeitando os princípios da União Africana.

Disse ainda que gostaria que a base da cooperação entre os parlamentos dos dois países fosse projectada, prometendo convidar o presidente da Assembleia Nacional de Angola para uma visita oficial ao Marrocos, no próximo ano.

Frisou que Marrocos recuperou o seu lugar na UA e desempenha plenamente o seu papel nesta instituição, de modo que o continente africano jogue o seu verdadeiro papel ao nível internacional.

Por outro lado, realçou as deslocações do Rei Mohammed VI a vários países africanos que culminaram com assinaturas de acordos em diferentes áreas.

A eleição dos membros da Câmara dos Representantes de Marrocos para a décima legislatura 2007-2021 realizou-se em 7 de Outubro de 2016.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »