Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Christine Lagarde visita este mês Luanda para acertar empréstimo de 4,5 mil milhões USD

A Directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) Cristine Lagarde, visita Angola de 20 a 22 de Dezembro, ao abrigo do artigo IV.º, do Acordo Constitutivo daquela instituição financeira internacional firmado na Supervisão económica, Assistência técnica e Assistência Financeira aos países membros, lê-se numa nota divulgada pelo Ministério das Finanças (MINFIN).

Durante os dois dias da visita que representa o ponto mais alto na relação entre Angola e aquela organização de Bretton woods, serão discutidos e analisados os programas a serem implementados em prol da alavancagem da economia, estando previstos encontros com o Presidente da República, com a Equipa Económica do Governo, com Líderes Femininas, bem como outras actividades com destaque para a participação em programas de caridade existentes no país.

No âmbito da missão preparatória, foram registadas discussões em torno do programa económico de financiamento solicitado pelo Governo ao FMI ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado, com a equipa de negociação liderada pelo novo Chefe da Missão de Supervisão Económica para Angola, Mario de Zamaroczy, que esteve em Angola de 26 de Setembro a 08 de Outubro de 2018 e reuniu com membros do Governo e do Banco Nacional de Angola, gestores de empresas públicas e privadas, sindicatos e sociedade civil.

O programa de apoio financeiro do FMI tem uma previsão de USD 4,5 mil milhões a ser desembolsado em três anos, numa média de USD 1,3/ano e é tido como um factor motivador para que outras instituições multilaterais ponderem também conceder financiamentos à Tesouraria, sem que estejam condicionados a projectos, em contraposição ao actual peso das linhas bilaterais consignadas a projectos. Segundo a equipa do FMI, será mesmo possível envolver o Banco Mundial/Banco Africano de desenvolvimento com montantes mais elevados do que os que actualmente estão em negociação.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) do qual Angola é membro desde19 de Setembro de 1989, foi fundado em 1944 durante a Conferência de Bretton Woods, sendo uma organização internacional composta por 188 países que tem como objectivo a promoção da cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o comércio internacional, promover elevados níveis de emprego e crescimento económico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »