Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola deve incrementar acções culturais na CPLP

Angola precisa incrementar as suas acções culturais no espaço da comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), para promover o intercâmbio cultural, no geral, e a literatura, em particular, e consequentemente contribuir para o seu engrandecimento, defendeu hoje (quinta-feira), nesta cidade, o escritor Abreu Paxe.

Em declarações à Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o escritor mostrou-se preocupado com a escassez de actividades culturais conjuntas no espaço da CPLP, com maior realce no campo literário, dificultando assim a circulação de livros de autores lusófonos dentro desta mesma comunidade.

Explicou que a situação exige de todos agentes literários uma reflexão profunda sobre o assunto, de forma a se criar soluções práticas para que num futuro próximo possa existir uma dinâmica maior, tendo em conta o intercâmbio cultural .

Abreu Paxe apontou a realização de eventos, como feiras, debates, colóquios, bienais, entre outros, como factores decisivos para que se estreite a relação de todos “fazedores” da literatura no espaço da CPLP.

“Temos em comum o idioma e ela deve representar um factor indispensável para fortificar as relações entre os membros que comportam a comunidade, criando eventos que possam contribuir para este efeito “, defendeu o escritor angolano.

Abreu Castelo Paxe é poeta e membro da União Escritores Angolanos ( UEA ). O mesmo é autor dos livros “ A chave no repouso da porta” ( 2003 ) e “ O vento fede de luz” ( 2007 ).

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »