Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Tribunal francês aprova extradição do irmão do ex-presidente do Burkina Faso

Um tribunal de apelação de Paris aprovou nesta quarta-feira, 05, uma solicitação de extradição do governo do Burkina Faso para o irmão do ex-presidente Burkinabe, Blaise Compaore, disse uma porta-voz da corte na quarta-feira.

A polícia deteve François Compaore no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, em outubro de 2017, com um mandado de prisão internacional relacionado ao homicídio de Norbert Zongo em 1998, que publicou o jornal Independent do Burkina Faso, refere a Reuters.

O assassinato de Zongo, que investigava o assassinato de um motorista que trabalhava para François Compaore, tornou-se um símbolo de repressão durante o governo de 27 anos da Blaise Compaore, que terminou em 2014 nas mãos de uma revolta popular.

O advogado da Compaore, Pierre-Olivier Sur, disse que as acusações contra o seu cliente são politicamente motivadas por um governo incapaz de julgar Blaise Compaore, a quem o governo da vizinha Costa do Marfim se recusa a extraditar.

Blaise Compaore fugiu para a Costa do Marfim durante a revolta, e enfrenta um mandado de prisão internacional em conexão com o assassinato de 1987 do ex-presidente Thomas Sankara.

Ativistas pressionam o Presidente Roch Marc Christian Kabore para investigar casos de abusos de direitos humanos no passado. Críticos dizem que o seu governo tem sido muito lento no que tange a investigação contra ex-membros do governo, alguns dos quais servem no atual.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »