Smiley face

Suspenso julgamento no Supremo de pedido de liberdade de Lula

0 25

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda turma do Supremo Tribunal Federal foi suspenso nesta terça-feira devido a um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes.

A France Press escreve que “o julgamento do HC impetrado pela defesa do ex-presidente Lula foi interrompido por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes”, informou o STF em sua conta no Twitter.

Os advogados do ex-presidente argumentam que o juiz Sérgio Moro, que o condenou em primeira instância, agiu por “motivações políticas”.

Segundo a defesa de Lula, o fato de Moro aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser o ministro da Justiça do próximo governo coloca em dúvida a sua imparcialidade.

Nesta terça-feira, os dois primeiros ministros dos cinco que integram a segunda turma – Edson Fachin e Cármen Lúcia – se pronunciaram contra a liberdade de Lula, desmontando os argumentos da defesa.

Lula, 73 anos, cumpre desde abril pena de 12 anos e um mês de prisão em Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após ser condenado pelo caso do Triple no Guarujá.

O ex-presidente é alvo de outros cinco processos na Justiça.

Na semana passada, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se pronunciou contra a concessão do habeas corpus e recordou que em julho de 2017, quando Moro condenou Lula, a eleição de Bolsonaro era considerada altamente improvável.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »