Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Procurador turco emite mandado de prisão contra autoridades sauditas

O procurador-geral de Istambul apresentou mandados de prisão contra um importante assessor do governante de fato da Arábia Saudita e o vice-chefe de inteligência estrangeira por suspeita de planear o assassinato de Jamal Khashoggi, disseram hoje as autoridades.

O Ministério Público concluiu que há “forte suspeita” de que Saud al-Qahtani e o general Ahmed al-Asiri, ambos afastados das suas actividades em outubro, estavam entre os ‘arquitectos’ do assassinato de Khashoggi a 2 de outubro, no consulado saudita em Istambul, escreve a Reuters.

A medida acontece um dia depois que senadores seniores dos Estados Unidos disseram estar mais certos do que nunca de que o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman foi o responsável pelo assassinato, depois de receberem dados da CIA. O chefe de direitos humanos das Nações Unidas pediu na quarta-feira uma investigação internacional.

“A decisão da promotoria de emitir mandados de prisão para Asiri e Qahtani reflete a opinião de que as autoridades sauditas não tomarão medidas formais contra esses indivíduos”, disse um dos oficiais turcos.

“A comunidade internacional parece duvidar do compromisso da Arábia Saudita em condenar este crime hediondo. Ao extraditar todos os suspeitos para a Turquia, onde Jamal Khashoggi foi morto e desmembrado, as autoridades sauditas poderiam resolver essas preocupações ”, disse a autoridade.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »