Portal de Angola
Informação ao minuto

Nipónicos comprometem-se a melhorar o bem-estar da população angolana

(Arquivo) Hironori Sawada, durante o encontro com a Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro (3ª CTE), Deputada Josefina Pitra Diakité. (DR)

O Japão mantém a sua firme determinação em aprofundar as excelentes relações de cooperação com Angola, mediante à implementação de projectos tendentes ao crescimento socioeconómico e o consequente bem-estar da sua população.

Segundo a Angop, a intenção foi reafirmada nesta terça-feira, em Luanda, pelo embaixador nipónico em Angola, Hironori Sawada, quando discursava na cerimónia comemorativa do 85º aniversário natalício de Sua Majestade Imperador Akihito, que em Abril de 2019 cessa o mandato herdado ao seu pai Hirohito, em 1989.

Lembrou que à margem da reunião ministerial da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África, realizada em Outubro último, em Tóquio, o chefe de diplomacia angolana, Manuel Augusto, abordou com o seu homólogo nipónico, Taro Kono, questões inerentes ao incremento das relações bilaterais entre os dois Estados, bem como assuntos de relevância internacional.

No seu discurso, Hironori Sawada sublinhou os actos que o Presidente angolano, João Lourenço, tem levado a cabo, com realce às reformas económicas e administrativas na República de Angola.

Neste âmbito, realçou as medidas de combate à corrupção em curso, a fim de criar um ambiente de negócios cordial que propicie a atracção de investimentos, na perspectiva da diversificação e estabilização da economia nacional.

“Convicto de que esses esforços dêem resultados positivos, o Japão dispõe-se em reforçar as relações entre os doía países, e é neste sentido que se tem vindo a multiplicar as visitas de entidades políticas e governamentais nos dois sentidos”, disse.

O embaixador informou que em Agosto de 2019, a cidade japonesa de Okayama vai sediar a VII Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África, evento para o qual as autoridades nipónicas aguardam com ansiedade a participação do Presidente de Angola, João Lourenço.

“Esperamos que com a visita presidencial, as relações entre as duas nações se fortalecem ainda mais”, augurou Hironori Sawada.

Afirmou que o Japão tem envidado esforços para alagar o seu relacionamento com Angola, tanto no sector privado como no âmbito da cooperação governamental.

Neste sentido, referiu que a Agência de Cooperação Internacional do Japão tem estado a promover a cooperação com o governo angolano, nos sectores da educação, saúde, agricultura, indústria, energia e infra-estruturas, através de apoio financeiro, transferência de tecnologia e informação económica.

Acrescentou que o Japão tem dado relevância à segurança humana do povo angolano, trabalhando com parceiros nacionais e internacionais, com vista a promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável, decorrente das actividades nos ramos da desminagem, assistência aos necessitados, entre outras áreas.

Angola e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1976.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »