Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Legislação sobre autarquias adequa-se a realidade angolana – ministro

Angop

O ministro da Administração e Desenvolvimento Territorial, Adão de Almeida, informou nesta quarta-feira, em Luanda, que a proposta de legislação autárquica, a submeter à Assembleia Nacional, representa um modelo adequado à realidade angolana.

No final da 11ª sessão do Conselho de Ministros, Adão de Almeida explicou que o pacote de legislação autárquica, depois da consulta pública, consagra o princípio da separação de poderes e garante a participação das autoridades tradicionais e das comissões de moradores.

Acrescenta ainda estar aberto à observação internacional, bem como elimina a possibilidade de o Executivo interferir nas nomeações, em caso de vacaturas, que deverá ser assumida pelo segundo elemento da lista ou por alguém da assembleia municipal.

Explica, igualmente, que a subscrição das candidaturas deverá variar em função do número de eleitores de cada município e propõe a implantação do sistema autárquico no país dentro de dez anos.

Segundo o governante,  procura-se, com o mesmo, uma maior harmonia entre os órgãos centrais e locais do  Estado.

De igual modo, propõe que passem a tutela do poder autárquico o ensino pré-escolar e primário, a gestão dos postos e centros médicos e hospitais municipais, a produção e distribuição de energia eléctrica até cinco megawatts, construção e reabilitação de vias secundárias e terciárias, mas os recursos humanos terão dependência das estruturas centrais.

A mesma, refere, estabelece ainda o regime financeiro e de taxas para as autarquias.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »