Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Trocas comerciais intra-africana conta com USD 25 mil milhões

Angop

Vinte e cinco mil milhões de dólares norte-americanos é o valor disponibilizado pelo Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), para financiar empresas africanas e reforçar as trocas comerciais entre os países africanos, soube nesta terça-feira a Angop.

Para o início da concretização deste financiamento, o Afreximbank, em parceria com a União Africana e o Governo egípcio, realizam de 11 a 17 de Dezembro do ano em curso, no Cairo (Egipto), a primeira Feira Comercial Intra-Africana (IATF/2018), com objectivo de reflectir em torno da fraca relação/transacção comercial entre os países africanos, estimada em apenas 15 por cento, contra 59% com a Europa, 51% da Ásia e 37% da América do Norte.

Sob o lema “Transformando África”, o evento vai também analisar, entre várias questões, a partilha de informações de mercado entre as nações do continente berço, através da plataforma IATF, assim como permitir que os investidores, vendedores e compradores estabeleçam parcerias de negócios.

A Feira Comercial Intra-Africana, que prevê acolher mais de mil expositores e receber 70 mil visitantes, tem como meta atingir o Mercado Livre Africano, que possui mais de 900 milhões de consumidores.

Temas como “Alinhamento de interesses entre governos e indústrias em torno do comércio e investimento em África”, “Usando o comércio para alcançar a transformação económica: o que precisa ser feito para que se alcancem resultados concretos?”, “Melhorias das relações comerciais para o fortalecimento das relações intra-africanas e relações de comércio financeiro Sul-Sul”, “Oportunidades de investimento e comércio no Egipto”, entre outros, vão dominar os sete dias da IATF.

Paralelamente a feira, nos dias 12 e 13 deste mês, de forma simultânea, decorrerá a 7ª Reunião de Ministros Africanos do Comércio (AMOT) e encontros separados de negócio entre os empresários.

A 7ª Reunião de Ministros Africanos do Comércio, promovida pelo Departamento de Comércio e Indústria da União Africana, tem como objectivo acelerar o estabelecimento e implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e o Plano de Trabalho Revisto de Transição.

O Afreximbank é uma instituição financeira africana, com sede no Cairo (Egito), cujo principal objectivo é promover e financiar o comércio dentro do continente africano e o comércio entre a África e outros continentes.

Participação de Angola na IATF/2018

Tendo em conta o novo contexto económico que o País atravessa, centrado na captação/atracção de investimento para alavancar a produção nacional e promover as exportações, Angola vai participar neste evento com uma delegação de mais de cem pessoas, que será chefiada pelo ministro do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior.

Até esta terça-feira, a comissão técnica da delegação angolana, coordenada pelo Ministério do Comércio, em parceria com a Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA), registou a confirmação de 27 empresas nacionais, que durante sete dias vão apresentar as potencialidades e oportunidades de negócio que o País oferece.

Fazem parte das empresas já inscritas para a feira, a Sodiam E.P, AIPEX, Sociedade Mineira de Catoca, Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Banco Africano de investimento (BAI), Filda e Expo-Indústria, Refriango, Angola Cables, CEEIA, Opaia Group, Anglobal, Eventos Arena, AIBA, ANIMA, Logipharma, Miracel, Aenergy, Grupo AA, FMEA, MP, CNC, IMEX, BDM, entre outras.

As empresas angolanas vão expor os seus produtos e serviços, assim como estabelecer contactos de parcerias numa área estimada em mais de trezentos metros cúbicos, concebidos para 26 stands.

Segundo agenda de viagem para o Cairo, que Angop teve acesso hoje, a delegação angolana, composta por empresários, funcionários do Ministério do Comércio, membros da CEEIA e jornalistas, sai de Angola para o Egipto neste domingo, dia 9.

A participação de Angola na primeira Feira Comercial Intra-Africana (IATF/2018), constitui uma oportunidade ímpar para as empresas angolanas promoverem a imagem do País, em termos das potencialidades económicas, e interagirem com os investidores e potenciais parceiros africanos, segundo Sebastião Panzo, consultor da CEEIA.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »