Portal de Angola
Informação ao minuto

Primeira-ministra norueguesa termina visita

Angop

PRIMEIRA-MINISTRA NORUEGUESA, ERNA SOLBERG (FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

A primeira-ministra do Reino da Noruega, Erna Solberg, deixou a capital do País (Luanda), no termo da visita de 24h00, destinada ao fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Erna Solberg recebeu cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, entre outras individualidades.

Durante a sua permanência em Luanda, Erna Solberg desenvolveu uma intensa agenda de trabalho, com destaque para um encontro, em privado, com o Presidente da República, João Lourenço.

Durante o encontro, à porta fechada, os chefes de Governo reconheceram os progressos alcançados na cooperação existente e comprometeram-se reforçá-la, respeitando a integridade territorial de Angola e da Noruega.

Na ocasião, a primeira-ministra norueguesa convidou o estadista angolano a efectuar uma visita oficial ao Reino da Noruega em data a acertar.

No quadro da visita, a governante norueguesa participou no Fórum de Negócios Angola-Noruega, virado para o conhecimento do potencial da cooperação empresarial entre os dois mercados.

A República de Angola e o Reino da Noruega estabeleceram relações em 1977. A nível de África é o parceiro económico mais importante daquele reino. Além do sector dos petróleos, os dois países estabelecem relações de cooperação nos domínios da energia, pesca e da justiça.

No sector privado, aquele país criou um fundo de aproximadamente 50 milhões de dólares para investir nas companhias petrolíferas angolanas, de modo a aumentarem os níveis de produção.

Os investimentos das empresas norueguesas ligadas ao sector de petróleo e gás em Angola, em 2017, rondaram os três mil milhões de dólares.

De entre as firmas norueguesas que operam no domínio de petróleo e gás em Angola, a Equinor, maior petrolífera da Noruega, é a que mais investe com 1,6 bilhões de dólares.

A Noruega é uma monarquia constitucional, com um sistema de Governo democrático parlamentar, situada no Norte da Europa, e tem, aproximadamente, cinco milhões de habitantes.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »