Portal de Angola
Informação ao minuto

França e Inglaterra pedem reunião do Conselho de Segurança para debater “mísseis do Irão”

(© AFP 2018 / ISNA/AMIN KHOROSHAHI)

Os embaixadores de França e Grã-Bretanha solicitaram nesta segunda-feira uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, após acusarem o Irão de lançar um míssil de médio alcance neste final de semana, informaram fontes diplomáticas.

A princípio, a reunião deve ocorrer nesta terça-feira.

Segundo a Reuters, a França declarou estar preocupada com este teste realizado supostamente no sábado, que descreveu como “provocativo e desestabilizador”, e que “não se enquadra” na resolução 2231 da ONU sobre o acordo com o Irão.

Já o secretário britânico de Relações Exteriores, Jeremy Hunt, qualificou o teste de “provocativo, ameaçador e inconsistente” com as diretrizes da ONU, acrescentando que “devem cessar” definitivamente.

Os Estados Unidos consideraram que o suposto teste foi uma violação da resolução da ONU que apoiou o acordo nuclear de 2015 entre Irão e as seis potências, do qual Washington já se retirou.

Esta resolução pede que o Irão se abstenha de testar mísseis capazes de carregar ogivas nucleares.

O Irão afirma que o seu programa de mísseis tem natureza defensiva e não visa lançar qualquer arma nuclear, uma posição apoiada pela Rússia no Conselho de Segurança.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »