Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Etiópia: Liderança do histórico grupo rebelde regressa ao país

Angop

A liderança da Frente de Libertação de Ogaden (ONLF), um dos mais antigos grupos rebeldes da Etiópia, regressou nesta segunda-feira, ao país a partir da sua base na Eritreia, no âmbito dos esforços do governo tendentes a buscar consenso político, noticiou a Prensa Latina.

Chefiada pelo almirante Mohamed Omar, a delegação desembarcou no Aeroporto internacional de Bole, onde foi recebida pelo ministro das Finanças, Ahmed Shid, e o presidente do Estado regional de Somalia, Mustafa Omer.

De acordo com a emissora Fana Broadcasting Corporate, o regresso da máxima representação da ONLF ocorre apenas duas semanas desde a chegada também de centenas dos seus combatentes ao país, provenientes de Asmara, capital da Eritreia.

O grupo foi qualificado no passado como terrorista pelas autoridades, razão pela qual refugiaram-se no vizinho Estado durante duas décadas, período em que durou a tensão e os confrontos fronteiriços entre as duas nações.

Em princípios deste ano, o Primeiro-ministro Abiy Ahmed apresentou uma moção na qual o parlamento retirou vários grupos na lista de terrorismo, incluindo a Frente de Libertação Oromo, Ginbot 7 e ONLF.

Em resposta a essa iniciativa, os grupos anunciaram a cessação das hostilidades, com vista a regressar e perseguir políticas pacíficas.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »