Smiley face

Erdogan promete apoio a Maduro ante sanções dos EUA e crise económica

0 35

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, submetido a uma forte pressão internacional, recebeu nesta segunda-feira (3) o respaldo do seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que lhe garantiu apoio ante as sanções de Washington e para enfrentar a severa crise económica, avança a France Press.

Na sua primeira visita oficial a Caracas, marcada pela pompa e pelas promessas de investimento, Erdogan rechaçou as sanções contra a Venezuela por parte dos Estados Unidos, país com o qual também mantém tensas relações.

“Estão a tentar punir a Venezuela, e a Turquia está do lado da Venezuela “, disse o presidente turco numa reunião de negócios, em clara alusão a Washington.

Os Estados Unidos aplicam sanções a Caracas desde 2014, alegando que o governo socialista é uma “ditadura” e viola os direitos humanos, sem descartar uma intervenção militar.

Erdogan insistiu que “as restrições comerciais e as sanções são algo erradas” e advertiu que aprofundarão as “instabilidades”.

“Não se pode punir um povo inteiro para resolver desacordos políticos, isso se sabe com as experiências amargas do passado”, sustentou Erdogan, segundo a tradução de um intérprete.

O líder turco também comprometeu-se a apoiar Maduro que enfrenta uma profunda crise económica, refletida na escassez de alimentos e remédios, além de uma inflação que, segundo o FMI, chegará a 1.350.000 por cento este ano e a 10.000 em 2019.

“Nós vamos cobrir a maior das necessidades da Venezuela, temos essa força, gostaria de destacar este fato”, afirmou o governante, que exortou aos empresários de seu país a aumentar as exportações ao mercado venezuelano.

“Quero que considerem a minha visita como um símbolo de colaboração do povo turco com o povo da Venezuela”, afirmou Erdogan.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »