Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola e Noruega convergem pontos de vista

Angop

A República de Angola e o Reino da Noruega convergiram, nesta segunda-feira, os seus pontos de vista sobre as relações bilaterais e questões internacionais, durante o encontro entre o Presidente da República, João Lourenço, e a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg.

Durante o encontro realizado em Luanda, os dois países expressaram satisfação pelos resultados da última reunião sobre consultas políticas a nível de ministros, ocorrida em Junho passado, em Oslo, na Noruega.

No comunicado final da reunião, decorrida à porta fechada, ambos os dignitários reconheceram os progressos alcançados na cooperação existente e comprometeram-se reforçá-la, respeitando a integridade territorial de Angola e da Noruega.

No quadro da deslocação de algumas horas a Angola, Erna Solberg convidou o Presidente João Lourenço a efectuar uma visita oficial ao Reino da Noruega, em data a acertar, por via diplomática.

As partes, que passaram em revista a cooperação bilateral, consideraram importante a sua diversificação, uma vez que ainda permanece muito centrada no sector dos petróleos e gás.

Segundo o documento, a primeira-ministra norueguesa manifestou-se satisfeita com os esforços desenvolvidos pelo Executivo angolano, tendentes a proporcionar um ambiente de negócios mais atractivo, susceptível de facilitar a mobilização de empresas estrangeiras e a promoção do investimento internacional.

“Erna Solberg destacou o facto de o seu país ter sido escolhido para beneficiar da isenção de vistos de entrada em Angola”, refere o comunicado conjunto a que a Angop teve acesso.

Os dois países decidiram-se a encorajar o estabelecimento de contactos mais intensos entre as estruturas governamentais e privadas e assinalaram, com satisfação, a realização do Fórum Económico Angola-Noruega.

Citada no comunicado, Erna Solberg ressaltou as iniciativas diplomáticas de Angola para manter a paz, segurança, estabilidade regional e promover a integração e o desenvolvimento económico do continente africano.

Angola e a Noruega defenderam, no comunicado, o engajamento em prol da paz, segurança internacional, promoção do livre comércio e da sustentabilidade ambiental.

Ainda no domínio ambiental, o Presidente João Lourenço “aplaudiu” a iniciativa “Economia Oceânica Sustentável”, lançada pelo Reino da Noruega, para aumentar a comercialização internacional.

A essa iniciativa está subjacente o facto de que o uso sustentável dos oceanos e a manutenção de um bom estado ambiental podem levar a uma significativa criação de valor e capacitação, para atender a algumas das mais vitais necessidades do mundo no futuro.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »