Portal de Angola
Informação ao minuto

As homenagens do mundo ao ex-presidente americano George H.W. Bush

Afp

(Arquivo) Foto tirada em 1º de novembro de 1992 em Nova Jersey mostra o então presidente George H.W. Bush (Reuters)

Após a morte do ex-presidente americano George H.W. Bush, as homenagens à sua figura chegam de todo o espectro político, assim como de Hollywood e do mundo empresarial.

– ‘O melhor pai’ –

“George H.W. Bush foi um homem de grande caráter e o melhor pai que um filho ou uma filha poderia pedir”.

— Seu filho George W. Bush, ex-presidente americano

– ‘Fé, família e país’ –

“Com sua essencial autenticidade, aguda engenhosidade e compromisso inquebrantável com a fé, a família e o país, o presidente Bush inspirou gerações de compatriotas americanos com o serviço público”.

— Donald Trump, presidente americano

– Amizade –

“Estou profundamente grato por cada minuto que passei com o presidente Bush e sempre lembrarei da nossa amizade como um dos melhores presentes da minha vida”.

— Bill Clinton, ex-presidente americano

– ‘Um verdadeiro parceiro’ –

“Tivemos a sorte de trabalhar juntos em momentos de mudanças históricas. E foram momentos determinantes que exigiam uma enorme responsabilidade de cada um. O resultado foi o final da Guerra Fria e da corrida armamentista (…) Foi um verdadeiro parceiro”.

— Mikhail Gorbachev, último líder da extinta União Soviética

– ‘Vocação nobre e abençoada’ –

“A vida de George H.W. Bush é testemunho de que o serviço público é uma vocação nobre e abençoada (…) É um legado de serviço inigualável, embora ele quisesse que todos nós tentássemos”.

— Barack Obama, ex-presidente americano

– ‘Um verdadeiro amigo’ –

“Foi um golpe de sorte na história alemã que ele estivesse à frente dos Estados Unidos quando a Guerra Fria chegou ao fim e a reunificação da Alemanha se tornou possível. O povo alemão tinha nele um verdadeiro amigo.”

— Angela Merkel, chefe de governo alemã —

– ‘Convicções e valores’ –

“O presidente Bush foi um líder dedicado e reflexivo, que manteve seus valores e convicções. Fez muito para fortalecer as relações entre nossos dois países, defendendo o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte e iniciativas como a luta contra a chuva ácida.”

— Justin Trudeau, premier do Canadá —

– ‘Um exemplo’ –

“O espírito de serviço público do presidente George H.W. Bush foi o fio condutor de sua vida e um exemplo para todos nós. Hoje, a Grã-Bretanha lembra um grande estadista e um verdadeiro amigo do nosso país.”

— Theresa May, premier britânica —

– ‘Um amigo para a vida toda’ –

“Me sinto privilegiado por ter trabalho com ele, e ainda mais privilegiado porque se tornou um amigo para a vida toda. Era, simplesmente, uma das pessoas mais decentes que conheci”.

— John Major, ex-primeiro-ministro britânico

– Respaldo à aliança EUA-Europa –

“Um grande líder” que deu “seu respaldo incansável à aliança com a Europa”.

— Emmanuel Macron, presidente francês

– ‘Uma Europa mais segura’ –

“Nunca esquecerei seu papel em fazer da Europa um lugar mais seguro e mais unido depois da queda do Muro de Berlim e da Cortina de Ferro.”

— Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia —

– ‘Instinto de moderação’ –

“Ao longo dos anos, sua compaixão, seu instinto de moderação e seu compromisso com o serviço público me impressionaram.”

— Antonio Guterres, secretário-geral da ONU —

– ‘Último voo’ –

“O presidente Bush nos deixou para fazer o seu último voo, mas seu destino não é desconhecido. Está voando para os braços do amor de sua vida, Barbara”.

— Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia

– ‘Um grande americano’ –

“Perdemos um grande americano. O serviço definiu a vida do presidente George H.W. Bush e ensinou a todos nós sobre liderança, sacrifício e decência”.

— Tim Cook, diretor executivo da Apple

– ‘Verdadeiramente admirável’ –

“É verdadeiramente admirável ter vivido mais de 94 anos. Embora nada possa substituir a perda de um pai, podemos nos alegrar pelo fato de que sua vida tenha sido significativa, dedicada ao serviço público”.

— Dalai Lama

– ‘Rezem por ele’ –

“Quero rezar sinceramente por ele. Quando visitei os Estados Unidos, pouco depois de assumir como primeiro-ministro, em 1989, Bush me recebeu em sua casa. Quando ele visitou o Japão, saímos para comer bisteca juntos”.

— Toshiki Kaifu, ex-primeiro-ministro do Japão

– ‘Visão política por gerações’ –

“Estendo as minhas condolências à família Bush, ao povo e governo americanos após o sensível falecimento do ex-presidente George H.W. Bush. Seu legado e visão política continuarão por gerações”.

— Juan Carlos Varela, presidente do Panamá

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »