Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

México inicia histórica alternância com esquerdista López Obrador

Pela primeira vez na sua história recente, o México terá um presidente de esquerda, fazendo com que a posse de Andrés Manuel López Obrador (AMLO) neste sábado (1) seja uma “celebração”, que incluirá a inédita passagem do bastão de comando da comunidade indígena e a abertura aos cidadãos da residência oficial Los Pinos, escreve a France Press.

Cerca de 900 personalidades, entre elas uma longa lista de chefes de Estado e presidentes, irão à cerimónia de posse de López Obrador na Câmara dos Deputados.

Na sua terceira tentativa de chegar à presidência, AMLO venceu as eleições em julho com 53% dos votos, deixando bastante atrás o outrora hegemónico Partido Revolucionário Institucional (PRI).

López Obrador, de 65 anos, teve um ótimo resultado nas eleições depois de percorrer durante anos vários cantos do país prometendo uma forte luta contra a corrupção, a pobreza e o crime organizado.

Mas um dos problemas mais urgentes que herda é a caravana de milhares de migrantes centro-americanos parada na fronteira com os Estados Unidos que espera receber asilo nesse país

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; Bolívia, Evo Morales; o vice-presidente americano, Mike Pence; Ivanka Trump, assessora da Casa Branca e Kirstjen Nielsen, secretária do Departamento de Segurança Interna desse país, são parte dos convidados para a posse, evidenciando a complexa relação geográfica do México, que faz parte da América do Norte, mas compartilha o idioma e a cultura com a América Latina.

Após a sua posse, AMLO receberá representantes indígenas no Zócalo da Cidade do México – o centro do que foi a grande Tenochtitlán – o bastão de comando, uma vara de madeira da árvore ahuehuete de 80 centímetros, símbolo do respeito e compromisso com os povos originários.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »