A dívida do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (Papagro) aos camponeses está avaliada em mais 142 milhões de kwanzas que poderá ser liquidada no próximo ano, revelou quinta-feira, em Luanda, o ministro do Comércio, Joffre Van-Duném Júnior.
Em declarações à imprensa, à margem da 1ª Reunião Técnica Metodológica do Sector, Joffre Van-Duném Júnior, sublinhou que foram dados passos no sentido de começar a ser liquidada parte da dívida ainda este ano.
O referido programa Papagro foi extinto este ano, para dar lugar ao programa de Comércio Rural, ficando apenas a dívida aos camponeses que está prevista no Orçamento Geral do Estado OGE/2019 para o seu ressarcimento.
O Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (Papagro) foi um dos grandes objectivos traçados pelo Executivo angolano com vista a dar resposta ao Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) e sob responsabilidade do Ministério do Comércio.
O programa lançado em 2013, com um financiamento do Banco de Poupança e Crédito (BPC), no valor de cinco milhões de dólares, tinha como objectivo, entre outros, atingir o interior das diferentes províncias de forma a facilitar o intercâmbio de produtos.
Frisou que o sector está perante um programa de Comércio Rural que já foi aprovado a nível do Conselho de Ministros e está criada uma Comissão Interministerial para implementação do mesmo e os trabalhos estão a decorrer com normalidade.
“Um programa de comércio rural é transversal, abarca uma série de ministérios, departamentos auxiliares do Presidente da República que têm que intervir para que o mesmo seja exequível”, realçou.
Por outro lado, o ministro informou que o sector está a realizar um trabalho para ter dados da quantidade de actividades comerciais, sua localização, para que a nível fiscal possa haver controlo de toda actividade.
Em relação à reunião metodológica do sector, a mesma tem por objectivo refrescar conhecimentos sobre a legislação do sector, traçar linhas orientadoras, para que o trabalho seja feito de modo uniforme. (Angop)