Smiley face

Mais de 90 estudantes concorrem na fase final dos Sábados Académicos

0 60

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Secretariado Nacional da JMPLA realiza, no próximo dia 1 de Dezembro, na Tenda do Centro de Conferências de Belas, a fase nacional da 9ª Edição do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos”, um concurso académico, extracurricular, realizado em todo país, envolvendo mais de 4.700 estudantes, provenientes de 150 municípios. A fase nacional é final e estão previstos 90 concorrentes, cinco representantes de cada província.

Os Sábados Académicos é o maior evento académico extracurricular realizado no país, dividido em diferentes fases, nomeadamente, municipais, provinciais e, por último, a nacional. Ele enquadra-se no Plano Anual de Actividades e visa promover o talento, a excelência e a dedicação dos alunos para uma formação integral, através do incentivo ao desenvolvimento de qualidades como o mérito e o patriotismo.

Segundo Sérgio Luther Rescova Joaquim, Primeiro Secretário Nacional da JMPLA e Coordenador Nacional da Comissão Técnica dos Sábados Académicos, participaram desta edição estudantes dos Institutos Médios Técnicos de Formação Profissional e das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Secundário, em idades compreendidas entre os 13 e 20 anos, em todo o país.

“Com este concurso pretende-se incentivar os jovens à dedicarem-se mais à formação académica e o desenvolvimento da consciência pessoal e social, uma postura que reflectirá no respeito pelos valores e símbolos nacionais, pela dignidade humana, pela tolerância e cultura da paz, bem como pela unidade nacional, e uma maior aposta na preservação do ambiente e na melhoria da qualidade de vida” disse Sérgio Luther Rescova Joaquim.

Em suma, sublinha-se, “é nosso objectivo criar e fomentar um espaço de competição salutar entre os estudantes de várias escolas e institutos, bem como o espírito de investigação pesquisa e a promoção da educação política e patriótica” concluiu.

A JMPLA realiza o Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos” em parceria com os Ministérios da Educação, da Juventude e Desportos e da Ciência e Tecnologia, Fórum Angolano dos Jovens Empreendedores e Associações Estudantis.

Com a implementação do Programa Sucesso Escolar e Mérito Estudantil – “Sábados Académicos”, a JMPLA associa-se, deste modo, às acções do Executivo e ao apelo do Camarada Presidente da República, Dr. João Manuel Gonçalves Lourenço, que visam a melhoria da qualidade de ensino de modo geral e particularmente nas Escolas do Segundo Ciclo e nos Institutos Politécnicos de Formação Profissional Média Técnica, à luz do Plano do Desenvolvimento Nacional 2018/2022.

A 8ª Edição dos “Sábados Académicos” decorreu em 2016 com a participação de mais de quatro mil alunos de 150 municípios de mais de 400 escolas em todo o país. A Província do Kwanza Sul foi a delegação vencedora do concurso, com o estudante Pitra Sebastião a sagrar-se o grande vencedor.

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »