- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Moçambique Conselho Nacional da RENAMO reunido na Gorongosa

Conselho Nacional da RENAMO reunido na Gorongosa

O Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) reúne-se a partir desta quinta-feira na Serra da Gorongosa, província de Sofala, com a realização do congresso para escolher um novo líder no horizonte.

A reunião do Conselho Nacional do principal partido da oposição em Moçambique deverá durar dois dias e o órgão deverá pronunciar-se sobre a convocação do congresso que vai eleger o sucessor de Afonso Dhlakama, falecido em maio, num contexto em que há eleições gerais (para a Presidência da República e Parlamento) agendadas para outubro de 2019.

“Pelos estatutos do partido, o congresso é convocado pelo Conselho Nacional, que vai definir tanto a agenda como os parâmetros do congresso”, anunciou o porta-voz da Comissão Política Nacional da RENAMO, Alfredo Magumisse, há duas semanas.
Formalmente, referiu, ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama, e caberá ao Conselho Nacional a indicação das diretivas que vão nortear a realização da eleição do futuro presidente do partido.

“A Comissão Política Nacional, através das delegações políticas do partido a todos os níveis, irá emanar orientações respeitantes aos passos que estão sendo dados para a realização da magna reunião, o congresso”, declarou Alfredo Magumisse.

A RENAMO é dirigida interinamente por Ossufo Momade, deputado e membro da Comissão Política Nacional, na sequência da morte a 3 de maio do líder histórico do partido.Afonso Dhlakama dirigiu a RENAMO durante 38 anos, após suceder a André Matsangaíssa, que morreu em 1979.

Ossufo suspende mandato de deputado
Na semana passada, Ossufo Momade suspendeu o mandato de deputado. Já não assistia às sessões da Assembleia da República desde que substituiu em maio o falecido líder da organização, Afonso Dhlakama.  

O líder interino da RENAMO foi substituído no Parlamento pela deputada suplente do partido Essa Misé, que ocupou o assento parlamentar. 

Após a sua indicação como coordenador interino, Ossufo Momade, general na reserva, passou a viver na serra da Gorongosa, onde está a principal base do braço armado da RENAMO. (DW África)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.