Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

População de Buaca e Canda em Malanje beneficia de atendimento gratuito na Feira da Saúde Unitel

A Unitel realizou nos dias 21 e 22 de Novembro a Feira da Saúde Unitel na província de Malanje, com atendimento gratuito a mais de oitocentos aldeões de Buaca e Canda, comuna do Cuale, município de Calandula.

A Feira da Saúde Unitel, que assenta na estratégia de Responsabilidade Corporativa da companhia, é alinhada ao Programa Nacional de Desenvolvimento Económico e Social de Angola e decorreu nas aldeias sob o lema: “Garantir a qualidade de vida é apostar na promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades”.

Um total de 872 pessoas foram atendidas nas especialidades de clínica geral, pediatria, estomatologia. Foram feitos também rastreios de malária e HIV, e distribuição de mosquiteiros impregnados como parte do programa Stop Malária.

Para o Soba de Canda, João Cassule, a Unitel trouxe o que sempre ansiavam, alegria e saúde. “Nós aqui não temos posto medico e para o povo ser consultado tem de andar muitos quilómetros. Não temos dinheiro, nem nada. A Unitel pensou muito bem vir aqui para nos ajudar na saúde que precisávamos”, acrescentou a autoridade tradicional.

Já Jota e Vunge, um dos aldeões de Canda, acrescentou que para além da alegria, a Feira da Saúde Unitel, trouxe mais esperança de vida porque há muito que a Comunidade não tem contacto com um médico. “Sentia-me com mutas dores na perna, há muito tempo e não conseguia andar até a vila de Calandula. Hoje fui consultado e me deram todos os medicamentos que precisava”.

A Feira da Saúde Unitel na aldeia de Buaca, registou o atendimento de 408 pessoas, sendo 280 pessoas na triagem adulto e 128 triagem pediátrica e encaminhados para as seguintes especialidades: 79 para a clinica geral, 47 para a medicina dentária, 6 glicemia, 8 em ginecologia, 30 em PAV, 13 em HIV (negativo), malária 225 (22 positivos) e 300 mosquiteiros distribuídos.

Na aldeia de Canda, a Feira da Saúde atendeu 464 pessoas, sendo 223 pessoas na triagem para adulto, 241 pessoas na triagem pediátrica e encaminhados para as seguintes especialidades: clinica geral -209, medicina dentária – 73, glicemia – 73, ginecologia – 6, PAV – 56, HIV – 22 (negativo) e malária – 25 (positivos) e 500 mosquiteiros distribuídos.

Paralelamente à Feira da Saúde, foi realizada a Vila Encantada, que proporcionou momentos lúdicos às crianças das duas aldeias que distam mais de 50 quilómetros da vila sede de Calandula e 150 quilómetros da capital da província de Malange.

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »