Smiley face

População de Buaca e Canda em Malanje beneficia de atendimento gratuito na Feira da Saúde Unitel

0 59

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Unitel realizou nos dias 21 e 22 de Novembro a Feira da Saúde Unitel na província de Malanje, com atendimento gratuito a mais de oitocentos aldeões de Buaca e Canda, comuna do Cuale, município de Calandula.

A Feira da Saúde Unitel, que assenta na estratégia de Responsabilidade Corporativa da companhia, é alinhada ao Programa Nacional de Desenvolvimento Económico e Social de Angola e decorreu nas aldeias sob o lema: “Garantir a qualidade de vida é apostar na promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades”.

Um total de 872 pessoas foram atendidas nas especialidades de clínica geral, pediatria, estomatologia. Foram feitos também rastreios de malária e HIV, e distribuição de mosquiteiros impregnados como parte do programa Stop Malária.

Para o Soba de Canda, João Cassule, a Unitel trouxe o que sempre ansiavam, alegria e saúde. “Nós aqui não temos posto medico e para o povo ser consultado tem de andar muitos quilómetros. Não temos dinheiro, nem nada. A Unitel pensou muito bem vir aqui para nos ajudar na saúde que precisávamos”, acrescentou a autoridade tradicional.

Já Jota e Vunge, um dos aldeões de Canda, acrescentou que para além da alegria, a Feira da Saúde Unitel, trouxe mais esperança de vida porque há muito que a Comunidade não tem contacto com um médico. “Sentia-me com mutas dores na perna, há muito tempo e não conseguia andar até a vila de Calandula. Hoje fui consultado e me deram todos os medicamentos que precisava”.

A Feira da Saúde Unitel na aldeia de Buaca, registou o atendimento de 408 pessoas, sendo 280 pessoas na triagem adulto e 128 triagem pediátrica e encaminhados para as seguintes especialidades: 79 para a clinica geral, 47 para a medicina dentária, 6 glicemia, 8 em ginecologia, 30 em PAV, 13 em HIV (negativo), malária 225 (22 positivos) e 300 mosquiteiros distribuídos.

Na aldeia de Canda, a Feira da Saúde atendeu 464 pessoas, sendo 223 pessoas na triagem para adulto, 241 pessoas na triagem pediátrica e encaminhados para as seguintes especialidades: clinica geral -209, medicina dentária – 73, glicemia – 73, ginecologia – 6, PAV – 56, HIV – 22 (negativo) e malária – 25 (positivos) e 500 mosquiteiros distribuídos.

Paralelamente à Feira da Saúde, foi realizada a Vila Encantada, que proporcionou momentos lúdicos às crianças das duas aldeias que distam mais de 50 quilómetros da vila sede de Calandula e 150 quilómetros da capital da província de Malange.

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »