O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan apelou hoje aos países muçulmanos para privilegiarem a utilização nas suas moedas em vez de o fazerem em euros e dólares, para fortalecer as respetivas economias, anunciou o canal CNNTürk.
“Não há outra alternativa à utilização das nossas moedas nacionais. Caso contrário continuaremos a ser esmagados pelas taxas de câmbio”, afirmou o Presidente numa reunião do Comité Permanente de Cooperação Económica e Comercial (COMCEC) da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) em Istambul.
Erdogan insistiu várias vezes na ideia de recorrer a moedas locais para evitar o euro e o dólar nas transações comerciais entre a Turquia e outros países, como a Rússia e os 57 membros da OCI.
Por outro lado, o chefe de Estado turco instou os países muçulmanos a resolver os problemas do Médio Oriente causados, acusou, pelas fronteiras que as grandes potências ocidentais traçaram depois da Primeira Guerra Mundial, e reiterou o seu apelo à reforma das Nações Unidas.
A 34.º reunião do COMCEC, que se realiza hoje, tem como tema “Facilitar o comércio: gestão de riscos alfandegários”. (Notícias ao Minuto)
por Lusa