Na província do Bié, nove pessoas perderam a vida, atingidas por descargas atmosféricas. Entre as vítimas estão dois agentes da Polícia Nacional, pertencentes à Unidade de Protecção aos Objectivos Estratégico (UPOE), que morreram em serviço.
A informação sobre a morte dos agentes foi avançada esta quarta-feira,28, ao NJOnline, pelo porta-voz do Comando provincial do Bié dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Vasco Chioca, que esclareceu que “os polícias estavam de serviço na guarita (porta de arma), por volta das 18:00 de domingo,25, quando foram atingidos por um raio que provocou a morte imediata dos dois efectivos”.
Nos munícipios do Cuíto e Chinguar, sete pessoas morreram e uma outra ficou ferida depois de atingidas por descargas eléctricas, informou o comandante adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros local.
“A situação ocorreu na noite de domingo, na sequência de fortes chuvas e ventos que se fez sentir nos municípios do Cuíto e Chinguar”, informou Simão Marcos Luzia, citado pela Angop, acrescentando que as vítimas mortais foram atingidas pelos raios no interior das suas residências.
Como consequência das chuvas, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou ainda a destruição total e parcial de 49 residências, uma escola e uma igreja, localizadas no Cuíto e em Chinguar.
O fenómeno de descargas eléctricas é uma preocupação sobretudo na zona centro do País.
Entretanto, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, no Bié, continuam a fazer o levantamento dos danos provocados pela chuva do último final-de-semana que caiu fortemente naquela província. (Novo Jornal Online)