Uma delegação da Assembleia Nacional (AN), chefiada pelo seu presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, seguiu nesta quarta-feira a Moçambique, para participar na 44ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC).
A comitiva é composta pelas deputadas Josefina Pitra Diakité, Luísa Damião, Ruth Mendes e Maria do Carmo do Nascimento, Adalberto da Costa Júnior, Pedro Agostinho de Néri e altos funcionários do parlamento angolano.
A assembleia vai decorrer de 26 de Novembro a 10 de Dezembro do corrente ano, na cidade moçambicana de Maputo. Reuniões de várias subcomissões preparam a sessão plenária que culminará com a eleição do presidente e do vice-presidente do FP-SADC, para o biénio 2018 – 2020.
O presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, é neste momento o presidente do fórum. Recentemente afirmou, em Luanda, que a transformação desta plataforma em parlamento regional poderá acelerar a integração da África Austral.
O processo de transformação será analisado em Janeiro de 2019, durante a reunião do Conselho de Ministros da SADC. Em Agosto último, na República da Namíbia, o mesmo processo recebeu o apoio dos Chefes de Estados e de Governos que participaram na 38ª cimeira da comunidade.
O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC, que agrega mais de 300 milhões de habitantes, e é composto por 14 parlamentos da região.
O mesmo foi criado por ocasião da 17ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, realizada na cidade de Blantyre, Malawi. (Angop)