- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Angola participa na 44ª assembleia do fórum parlamentar da SADC

Angola participa na 44ª assembleia do fórum parlamentar da SADC

Uma delegação da Assembleia Nacional (AN), chefiada pelo seu presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, seguiu nesta quarta-feira a Moçambique, para participar na 44ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC).

A comitiva é composta pelas deputadas Josefina Pitra Diakité, Luísa Damião, Ruth Mendes e Maria do Carmo do Nascimento, Adalberto da Costa Júnior, Pedro Agostinho de Néri e altos funcionários do parlamento angolano.

A assembleia vai decorrer de 26 de Novembro a 10 de Dezembro do corrente ano, na cidade moçambicana de Maputo. Reuniões de várias subcomissões preparam a sessão plenária que culminará com a eleição do presidente e do vice-presidente do FP-SADC, para o biénio 2018 – 2020.

O presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, é neste momento o presidente do fórum. Recentemente afirmou, em Luanda, que a transformação desta plataforma em parlamento regional poderá acelerar a integração da África Austral.

O processo de transformação será analisado em Janeiro de 2019, durante a reunião do Conselho de Ministros da SADC. Em Agosto último, na República da Namíbia, o mesmo processo recebeu o apoio dos Chefes de Estados e de Governos que participaram na 38ª cimeira da comunidade.

O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma da SADC, que agrega mais de 300 milhões de habitantes, e é composto por 14 parlamentos da região.

O mesmo foi criado por ocasião da 17ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade, realizada na cidade de Blantyre, Malawi. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.