- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Ciências e Tecnologia Sonda que vai estudar o interior de Marte aterrou no planeta e...

Sonda que vai estudar o interior de Marte aterrou no planeta e já envia imagens

Aterragem, pouco antes das 20h00 de Luanda, foi aplaudida no centro de controlo da missão InSight

A sonda que vai estudar o interior de Marte aterrou no planeta, anunciou a agência espacial norte-americana NASA. A aterragem, pouco antes das 20h00 de Luanda, foi aplaudida no centro de controlo da missão InSight.

Momentos depois, a sonda enviou para a Terra a primeira fotografia da superfície de Marte, uma imagem pouca nítida devido provavelmente à poeira causada pelo seu impacto. A NASA aguarda atualização de informação dada pelos satélites em redor do planeta para confirmar se a InSight aterrou no local previsto, uma ampla planície, a “Elysium Planitia”.

A sonda InSight vai estudar o interior do planeta ‘vermelho’. Depois de uma ‘viagem’ de seis meses e meio, a aterragem foi saudada por toda a equipa envolvida na missão, que pretende dar pistas sobre a evolução da formação dos planetas rochosos do Sistema Solar, incluindo a Terra.

A missão tem uma duração prevista de dois anos. Estudará o tamanho, a espessura e a densidade do núcleo, manto e crosta de Marte e a temperatura interior do planeta.

Lançada no espaço a 5 de maio passado, a InSight é a segunda missão robotizada da NASA em Marte depois da Curiosity, que explora a superfície do planeta desde 2012. (Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.