Radio Calema
InícioAngolaPolíticaTrês mil milhões de dólares separam FSDEA da Quantum Global

Três mil milhões de dólares separam FSDEA da Quantum Global

As autoridades angolanas batem-se pelo reassumir do controlo dos dinheiros do Fundo Soberano em posse da Quantum Global, o qual reclama para si os direitos de gestão, num processo em que os tribunais internacionais deverão ter a última palavra.

Quase dois meses depois das detenções de José Filomeno dos Santos e Jean-Claude Bastos de Morais, a “batalha” para a recuperação dos activos do Fundo Soberano de Desenvolvimento Económico de Angola (FSDEA) continua a ser disputada entre escritórios de advogados e tribunais internacionais, com a actual administração do Fundo Soberano a bater-se pela restituição dos dinheiros envolvidos. Institucionalizado em 2012 com uma dotação de cinco mil milhões de dólares, o FSDEA foi “entregue” ao primogénito do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos.

José Filomeno dos Santos “Zénu” presidiu o conselho de administração da instituição durante seis anos, até ser exonerado em Janeiro deste ano pelo Presidente João Lourenço, e foi na condição de «patrão» do Fundo Soberano que atribuiu a gestão de 85% dos activos, da poupança vinda do petróleo, à Quantum Global, liderada por Jean-Claude Bastos de Morais. (Novo Jornal Online)

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.