- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Três mil milhões de dólares separam FSDEA da Quantum Global

Três mil milhões de dólares separam FSDEA da Quantum Global

As autoridades angolanas batem-se pelo reassumir do controlo dos dinheiros do Fundo Soberano em posse da Quantum Global, o qual reclama para si os direitos de gestão, num processo em que os tribunais internacionais deverão ter a última palavra.

Quase dois meses depois das detenções de José Filomeno dos Santos e Jean-Claude Bastos de Morais, a “batalha” para a recuperação dos activos do Fundo Soberano de Desenvolvimento Económico de Angola (FSDEA) continua a ser disputada entre escritórios de advogados e tribunais internacionais, com a actual administração do Fundo Soberano a bater-se pela restituição dos dinheiros envolvidos. Institucionalizado em 2012 com uma dotação de cinco mil milhões de dólares, o FSDEA foi “entregue” ao primogénito do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos.

José Filomeno dos Santos “Zénu” presidiu o conselho de administração da instituição durante seis anos, até ser exonerado em Janeiro deste ano pelo Presidente João Lourenço, e foi na condição de «patrão» do Fundo Soberano que atribuiu a gestão de 85% dos activos, da poupança vinda do petróleo, à Quantum Global, liderada por Jean-Claude Bastos de Morais. (Novo Jornal Online)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.