- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Brexit: Líderes da União Europeia aprovam acordo sobre saída do Reino Unido...

Brexit: Líderes da União Europeia aprovam acordo sobre saída do Reino Unido da União Europeia

Decisão ainda precisa ser aprovada pelo parlamento britânico, onde há expectativa de resistência

Líderes da União Europeia aprovaram neste domingo o acordo sobre a saída do Reino Unido do grupo no ano que vem. O 27 representantes reunidos numa cúpula em Bruxelas levaram apenas 38 minutos para bater o martelo sobre a decisão, de maneira unânime.

A notícia foi dada pelo presidente do Conselho Europeul, Donald Tusk, via Twitter. “A UE27 respaldou o Acordo de Retirada e a Declaração Política sobre a futura relação entre as partes”, escreveu.

Considerada histórica, a decisão inicia o processo de ratificação da primeira saída de um país do projeto europeu. Pelo cronograma inicial, os britânicos deixam o grupo em 29 de março de 2019.

Tusk já havia sinalizado no sábado que o acordo seria aprovado depois que a Espanha retirasse as preocupações de última hora sobre Gibraltar. O acordo precisa, agora, ser aprovado pelo Parlamento do Reino Unido, onde deve enfrentar muita resistência até mesmo dentro do próprio Partido Conservador da primeira-ministra britânica Theresa May.

Os jornais deste domingo disseram que parte deles está preparando planos alternativos para manter a Grã-Bretanha mais próxima da UE, caso o acordo fracasse como a maioria espera.

Isso inclui um plano que vem sendo elaborado por aliados próximos, como o ministro das Finanças, Philip Hammond, e o ministro do Trabalho e Pensões, Amber Rudd, relatou o “The Sunday Times” sem citar fontes.

O “Telegraph” disse que havia planos em ambos os lados do Canal da Mancha para um “Plano B”. Um deles foi uma relação ao estilo da Noruega com Bruxelas, sob a qual a Grã-Bretanha teria um “mecanismo de saída” mais certo das regras da UE, mas seria incapaz de acabar com a livre circulação de trabalhadores no bloco – o elemento politicamente mais contencioso do Brexit. (O Globo)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.