- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura Destaques Cultura Director nacional da Cultura quer união entre criadores angolanos

Director nacional da Cultura quer união entre criadores angolanos

O director nacional da Cultura, Euclides da Lomba, destacou nesta sexta-feira, em Lisboa, à necessidade de se promover maior interação e união entre os agentes culturais angolanos, tendo como foco a divulgação do mosaico cultural além fronteiras.

O responsável, que falava numa palestra sobre “A música tradicional na preservação da identidade nacional”, no âmbito do programa da semana cultural, à margem da visita do Presidente da República de Angola, João Lourenço, afirmou que os artistas angolanos têm a dura missão de levar Angola no estrangeiro através da criação artística, razão pela qual devem ter sempre em conta a união, a irmandade e o espírito patriótico.

Por seu turno o artista plástico Etona, na qualidade de prelector e expositor, destacou que os criadores angolanos devem tornar-se nos principais transmissores da identidade angolana no estrangeiro, apostando em mostrar ao mundo a riqueza e a variedade cultural angolana.

Etona afirmou que difundir a cultura angolana é um acto de patriotismo e que deve contar com a intervenção de todos os criadores e agentes culturais.

A estilista Rosa Palhares, que dividiu o palco com a colega Nadir Tati, manifestou a sua satisfação por fazer parte da equipa cultural que mostra em Lisboa o que melhor se produz em Angola.

Rosa Palhares acrescentou que é uma honra mostrar o seu trabalho num palco diversificado e numa actividade inserida no programa de visitas do Chefe de Estado Angolano.

O segundo dia do programa cultural, na capital portuguesa, ficou ainda marcado com a projecção de um filme da “I Edição do Concerto Regional de Dança e Música Tradicional, que aconteceu em Junho do ano passado, no Kwanza Norte.

As estilistas angolanas Nadir Tati e Rose Palhares preencheram a jornada com a dissertação de temas como África e o Símbolo da Mulher Guerreira.

A jornada cultural foi aberta com a inauguração da exposição do artista plástico Guilherme Guizef. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.