- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Regiões Responsável destaca importância da valorização do docente

Responsável destaca importância da valorização do docente

A superação continua, enquanto meio para valorização dos docentes, foi destacada quinta-feira, em Menongue, pela directora do gabinete de Educação em exercício no Cuando Cubango, Rossana Patrícia Quino.

Rossana Patrícia Quino.defendeu este posicionamento quando discursava no acto local do 22 de Novembro, Dia do Educador, decorrido no campo Gimnodesportivo, sob lema: “ Direito a educação também é direito a um professor Qualificado”.

Na sua intervenção, referiu que o professor joga um papel preponderante na sociedade e é agente activo no desenvolvimento social, por este modo a melhoria das condições dos professores impõe-se como uma obrigação de toda sociedadel.

Reconheceu que o ensino no país cresceu gradualmente graças ao esforço que o Executivo tem vindo a empreender, no sentido de melhorar, cada vez mais, o seu nível.

Considerou, na ocasião, a data como sendo de extrema importância para as autoridades afins, bem como para os educadores e educandos reflectirem sobre os principais problemas do sector, visando encontrar fórmulas ou modelos eficientes para sua superação.

Fez saber que até ao momento o sector da educação, na província do Cuando Cubango, atingiu uma meta de 266 escolas, perfazendo mil e 608 salas de aulas, num universo de 198 mil e 638 alunos matriculados.

Rossana Patrícia Quino disse que o número de alunos acima referenciados é atendido por 4 mil e 91 professores, distribuídos em todos os subsistemas de ensino não universitário.

Na ocasião, Feliciano Soares, na mensagem dos alunos, destacou que o facto de o Executivo, neste período de paz, estar a levar a cabo a construção de várias infraestruturas escolares, bem como a ampliação de outras no Cuando Cubango, e não só, para o aumento de alunos no sistema de ensino no âmbito do combate ao analfabetismo.

Destacou ainda o papel do professor, como mestre de ensino, que sabiamente transmite com seu saber e conhecimentos científicos.

Solicitaram, apesar dos esforços já mencionados pelo Executivo, o reforço no programa de merendas escolares, apetrechamento das bibliotecas em todas as escolas, brigadas escolares, por formas a reduzir o índice de delinquência que se regista, transportes escolares, equipas médicas de primeiros socorros nas escolas primárias e complexos escolares. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.