- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Presidente da República visita o Porto

Presidente da República visita o Porto

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, segue hoje para o Porto, onde será honrado com a chave da cidade e vai reunir-se com empresários portugueses e angolanos.

No local serão assinados acordos numa reunião entre delegações dos dois países, chefiadas pelo primeiro-ministro português, António Costa, e o Presidente angolano.

Há pouco tempo Portugal aumentou a linha de crédito para empresas portuguesas que investem em Angola de mil milhões para mil milhões e meio e assinou um acordo compacto com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para os países lusófonos em África, com Portugal a dar uma garantia de 400 milhões de euros.

O Presidente João Lourenço esteve no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária para aprofundar a cooperação entre ambos os países no domínio agro-alimentar.

Os termos da cooperação entre Portugal e Angola na área agro-alimentar e florestal estão definidos no protocolo assinado pelos ministros da Agricultura de Angola de Portugal na sede do INIAV, em Fevereiro de 2017. Este protocolo abrange a área institucional e empresarial e foi complementado com a assinatura de um segundo, em Setembro, que aprova o Plano de Acção de 2019 a 2021.

No INIAV encontram-se em formação sete técnicos angolanos, três dos quais no Laboratório Nacional de Referências de Sanidade Vegetal, dois no de Sanidade Animal e dois doutorandos em Diagnósticos Laboratorial e agro-indústria.x

O engenheiro agrónomo angolano Nzengele Nzambi, um dos formandos, considerou uma honra o instituto receber a visita e disse ser legítimo o apelo do Presidente angolano.

“Ao recebermos a visita do Presidente angolano sentimos-nos mais motivados em frequentar a formação e, pelo pouco que nos disse, sentimo-nos encorajados a prosseguir. Deixamos o país por uma causa boa” – exaltou o técnico, secundado pela sua colega Helena Almeida.

Na quinta-feira, no início oficial da sua visita, João Lourenço esteve na Praça do Império, visitou o Mosteiro dos Jerónimos, monumento nacional português, e homenageou Luís Vaz de Camões, um dos maiores “símbolos” de Portugal.

O estadista angolano reuniu-se com o seu homólogo que o condecorou com Grande Colar da Ordem Dom Henrique, discursou na Assembleia da República e tornou-se “distinto” citadino de Lisboa ao receber a chave da cidade pelo presidente da Câmara Fernando Medina.

O presidente João Lourenço deixa sábado Portugal (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.