- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Política Íntegra do discurso do Presidente da República na Câmara Municipal do Porto

Íntegra do discurso do Presidente da República na Câmara Municipal do Porto

Íntegra do discurso pronunciado nesta sexta-feira, no Porto, Portugal, pelo Presidente da República, João Lourenço, na Câmara Municipal do Porto.

-Sua Excelência Dr. António Costa,
Primeiro-Ministro da República Portuguesa,
-Excelentíssimo Senhor Dr. Rui de Carvalho de Araújo Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto,
-Excelentíssimos Membros do Executivo Camarário,
-Caros Convidados,
-Minhas Senhoras, Meus Senhores,

Gostaria de agradecer as amáveis palavras que o senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto acaba de me dirigir, bem como esta calorosa recepção que muito me sensibiliza e prestigia a República de Angola e os angolanos.

Sinto-me honrado por efectuar esta visita à cidade do Porto, conhecida no mundo pela coragem e pelos feitos valorosos dos seus habitantes, que lhe valeram a atribuição do título único de “Cidade Invicta” entre as demais cidades portuguesas.

A história heróica da vossa cidade tem paralelo com a de algumas cidades de Angola, onde também os seus habitantes souberam, com estoicismo, lutar pela defesa dos valores das suas cidades, pela sua liberdade e pela salvaguarda de importantes conquistas alcançadas com esforço, empenho e determinação.

Temos a clara convicção de que estes valores contribuíram para que se edificasse a cidade do Porto, que é conhecida como uma cidade de trabalho, vencedora quando se propõe realizar objectivos, dinâmica na forma como se apresenta ao mundo e pujante no desempenho das suas indústrias, no desporto, na cultura e noutros sectores da vida nacional.

É por isso um motivo de orgulho, para mim e para os angolanos, receber hoje as chaves da cidade do Porto, que tem um grande simbolismo no contexto das relações existentes a todos os níveis entre Angola e Portugal.

Esta cerimónia abre as portas a um futuro promissor de cooperação e de intercâmbio em todos os sectores que possam contribuir para o aprofundamento das nossas relações bilaterais, pois estou convencido de que a nossa visão sobre o intercâmbio entre Angola e Portugal ganhará expressão real nas conversações que dentro de alguns momentos serão mantidas entre as delegações angolana e portuguesa chefiadas por mim e pelo Senhor Primeiro-Ministro António Costa, respectivamente.

Quero aproveitar a solenidade deste acto para manifestar o meu profundo agradecimento pelo acolhimento e atenções que a cidade do Porto e os seus moradores dedicam aos angolanos que, por várias razões, têm esta cidade como seu destino preferido.

Muito obrigado pela atenção. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.