- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Angola Regiões Festas da Ilha de Luanda realizam-se no fim-de-semana

Festas da Ilha de Luanda realizam-se no fim-de-semana

Uma exposição de artesanato e a exibição do grupo carnavalesco União Mundo da Ilha marcam, no fim-de-semana, o programa da 39ª edição da festa da Nossa Senhora do Cabo, Ilha do Cabo, no distrito urbano da Ingombota.

Segundo uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da administração distrital a que a Angop teve hoje acesso, o programa contempla ainda a realização de uma missa solene na Igreja Católica da Nossa Senhora do Cabo, uma procissão marítima e bailes.

Em termos aos rituais será realizado uma procissão marítima, bem como a deposição de uma cora de flores a estátua da peixeira.

A Ilha do Cabo, conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral, em Angola, composto por uma estreita língua de terra com sete quilometro de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

A Ilha de Luanda é por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses, podendo encontrar-se na comuna uma grande variedade de equipamentos turísticos, dos bares aos restaurantes junto ao mar e das discotecas aos hotéis, sem esquecer as praias.

Na localidade está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente, feita por Paulo Dias de Novais.

Os habitantes originais da ilha são os Axiluanda, um subgrupo dos Ambundu, do Rei do Kongo. Os seus descendentes, os “pescadores da ilha”, guardam até hoje alguns hábitos tradicionais. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.