Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump agradece Arábia Saudita pela queda do preço do petróleo

Donald Trump (DR)

Presidente continua sob pressão devido à morte do jornalista Jamal Khashoggi

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a Arábia Saudita por ajudar a reduzir os preços do petróleo nesta quarta-feira, 21, à medida que cresce a pressão para que Washington imponha sanções mais rígidas contra o reino após o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.

No Twitter, Trump agradeceu Riad pela recente queda no preço do petróleo e pediu uma maior redução, que comparou a “um grande corte fiscal” que poderia impulsionar as economias dos Estados Unidos e do mundo.

Trump tem repetidamente criticado os altos preços do petróleo e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) pela sua produção, pressionando a Arábia Saudita, importante produtora de petróleo, a agir.

Os preços do petróleo, subiram mais de um por cento nesta quarta-feira, mas a tendência tem sido de queda.

Os preços sofreram uma queda na terça-feira, 20, após o relato de um declínio inesperado nas reservas de petróleo dos EUA.

“Os preços do petróleo estão a cair. Ótimo! Como um grande corte fiscal para os Estados Unidos e o mundo. Aproveitem! 54 dólares, estava 82 dólares. Obrigado Arábia Saudita, mas vamos reduzir mais”, escreveu Trump.

Na terça-feira, Trump se comprometeu a continuar ser um “parceiro firme” da Arábia Saudita, mesmo após dizer que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pode ter sabido do plano para assassinar Khashoggi no mês passado.

A imprensa americana diz que a Agência Central de Inteligência acredita que a morte de Khashoggi foi ordenada directamente pelo príncipe herdeiro.

Com parlamentares norte-americanos a pedir por sanções mais rígidas contra Riad, Trump disse que não irá cancelar os acordos militares.

O presidente justificou a sua posição de que essa seria uma medida “tola”, que só beneficiaria a Rússia e a China, competidoras dos Estados Unidos no mercado de armas. (VOA)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »