- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Presidente da República viaja hoje para Portugal

Presidente da República viaja hoje para Portugal

O Presidente da República, João Lourenço, chega no final da tarde de hoje a Lisboa, para a primeira visita oficial que, de acordo com a Presidência portuguesa, tem uma forte componente político-diplomática e também económica, escreve o Jornal de Angola.

A visita de Estado do Presidente João Lourenço inicia apenas amanhã. Trata-se da primeira deslocação de Estado de um Presidente angolano, 10 anos depois, e ocorre a convite do homólogo, Marcelo Rebelo de Sousa.

Num comunicado publicado no site da Presidência da República Portuguesa pode ler-se que a visita de João Lourenço “pretende dar continuidade ao importante trabalho desenvolvido durante a visita de Sua Excelência o Primeiro-Ministro a Luanda, em Setembro, de forma a consolidar o já estreito relacionamento entre os dois países nas mais diversas áreas”.

O comunicado adianta que é uma forma de “ilustrar a grande proximidade existente entre os povos dos dois países, alicerçada na riqueza do passado e, sobretudo, em importantes projectos de futuro”.

De acordo com o programa, a visita tem uma componente em Lisboa e outra no Porto. Na capital portuguesa, João Lourenço tem encontro, no período da manhã, com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. Antes, na Praça do Império, depois das honras militares, João Lourenço deposita uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões.

À tarde, o Presidente angolano vai à Assembleia da República, onde faz uma intervenção na sessão solene plenária, para depois ser recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O dia termina com um jantar oficial, oferecido pelo Chefe de Estado português, no Palácio da Ajuda.

Na sexta-feira, o Presidente João Lourenço desloca-se à cidade do Porto, onde participa no Seminário Económico Portugal-Angola. Seguir-se-á um encontro com o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e um almoço. O Presidente de Angola é também recebido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto. Para sábado, último dia, estão previstas visitas à Base Naval e ao Arsenal do Alfeite.

Expectativas

A sociedade portuguesa está a encarar com agrado a dinâmica imposta pelo Presidente João Lourenço nos sectores importantes do país, sobretudo na abertura da luta contra a corrupção, de acordo com o embaixador de Angola em Portugal.

Carlos Alberto Fonseca afirmou que esta expectativa vai ser confirmada durante os três dias de visita.
“Há uma grande receptividade desta visita. Naturalmente, o novo clima nas relações e a dinâmica que o nosso processo interno está a ter, que é apreciado, de um modo geral, pela sociedade portuguesa, vai motivar mais as relações entre os dois países”, disse o diplomata, sublinhando que há um entendimento das partes para a solução de problemas existentes, que são naturais, como o dos atrasados.

“É natural que existam problemas de atrasados no pagamento de dívidas e das obras prestadas ao Estado, assim como nas transferências de pagamentos feitos e autorizados”, explicou o diplomata, para acrescentar que as relações entre os dois países “estão muito boas”.

Carlos Fonseca disse ainda que as expectativas de cooperação entre Portugal e Angola são grandes, tendo em conta as potencialidades dos dois países a nível do comércio e das mais diversas relações, por serem países com muitas afinidades e interesses.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.