- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Ministérios Ministério da Família e Promoção da Mulher Angola participa da reunião de ministros do género no Uganda

Angola participa da reunião de ministros do género no Uganda

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Victória da Conceição, representa Angola na Reunião dos Ministros do Género, a decorrer sexta-feira (dia 23), em Kampala, Uganda.

A reunião enquadra-se no programa de acompanhamento das decisões dos líderes dos países da região e das recomendações da 9ª reunião do Conselho Consultivo da plataforma das mulheres realizada em Fevereiro de 2018, refere uma nota do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu), enviada hoje, quarta-feira, à Angop.

O certame vai entre outros assuntos, avaliar o grau de implementação do plano de acção nacional, da Resolução 1.325 (2000), examinar e validar o respectivo plano de acção regional.

A participação significativa das mulheres nos processos políticos e de paz, bem como o fortalecimento económico e protecção dentro da estrutura da agenda de paz e segurança, deverão igualmente merecer atenção dos participantes à reunião.

O Executivo Angolano aprovou o Plano de Acção para a Implementação da Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança, através do Decreto Presidencial nº 143/17 de 26 de Junho.

Entre os principais objectivos do Decreto Presidencial está o aumento da participação das mulheres e integreção para igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e de decisão aos vários níveis, promover e proteger o respeito pelos Direitos Humanos das mulheres e meninas nas zonas de conflito e pós-conflito, tendo em conta a necessidade de prevenção e eliminação da violência baseada no género, violência sexual e a promoção do empoderamento das mulheres.

O documento realça também a necessidade de se promover a participação da sociedade civil na implementação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas nº 1325 (2000) sobre Mulheres, Paz e Segurança. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.