Portal de Angola
Informação ao minuto

Responsável quer melhoria das condições de vida dos idosos

Imagem de arquivo (DR)

O chefe de departamento da Acção Social no Cunene, Mateus Ndiulipopiu, ressaltou, em Ondjiva, a necessidade da melhoria das condições de vida dos idosos, que passa pela efectivação da pensão de velhice.

Em declarações à Angop, a propósito do mês dedicado ao idoso, fez saber que grande parte dessa faixa da sociedade não beneficia de uma pensão de reforma, por ter trabalhado por conta própria no campo.

Segundo o responsável, 80 porcento dos idosos residem em zonas rurais, alguns são chefes de famílias e tutelam crianças menores com diversas patologias.

Disse ser necessário a aprovação de políticas que visam a inclusão da pessoa idosa, bem como a pensão de reforma.

Contudo, fez saber que o governo local, através do gabinete da Acção Social, tem vindo a distribuir alguns bens alimentares, roupa usada e chapas de zinco, para colmatar as dificuldades dos idosos.

Informou que o sector controla 15 mil e 18 idosos distribuídos nos seis municípios que compõem a província.

O Dia Nacional do Idoso assinala-se a 30 de Novembro, data instituída por Decreto Executivo de 10 de Janeiro de 2005, como sinal de respeito e reconhecimento pelos feitos de milhares de homens e mulheres que se encontram na terceira idade. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »