InicioMundoAmérica do SulMorreu embaixador da Venezuela em Cuba Alí Rodríguez Araque

Morreu embaixador da Venezuela em Cuba Alí Rodríguez Araque

O dirigente político e embaixador da Venezuela em Cuba, Alí Rodríguez Araque, morreu segunda-feira em Havana, aos 81 anos de idade, anunciou o Presidente Nicolás Maduro.

“Com muita tristeza recebo a notícia da morte de Alí Rodríguez Araque, um lutador incansável, desses que são imprescindíveis na revolução”, escreveu Nicolás Maduro na sua conta oficial do Twitter.

“Estendo as minhas palavras de alento a toda a sua família. A sua experiência e honestidade forma uma escola para todos nós”, frisou o primeiro mandatário venezuelano.

Nascido no Estado venezuelano de Mérida a 99 de setembro de 1937, Alí Rodríguez Araque ocupou diversos cargos importantes durante o Governo do falecido líder socialista Hugo Chávez, que presidiu a Venezuela entre 1999 e 2013.

Antigo líder guerrilheiro dos comunistas venezuelanos que usou o pseudónimo de “comandante Fausto” era licenciado em Economia pela Universidade Central da Venezuela, em 1961.

Foi também político, advogado e diplomático, secretário-geral da União de Nações da América do Sul (2012-2014) e presidente da empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (Pdvsa), entre 2002 e 2004.

Entre 2001 e 2002 foi secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), onde, segundo diversas fontes, negociou vários cortes da produção de crude.

Por outro lado, entre 2004 e 2006 foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, entre 2008 e 2010 ministro da Economia e Finanças e entre 2010 e 2012 ministro de Energia Elétrica.

Desde 2014 era embaixador da Venezuela em Havana, Cuba. (Observador)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.