- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Lusófono Cabo Verde Presidente da Assembleia Nacional preside hoje à abertura oficial da “Ocean Week”

Presidente da Assembleia Nacional preside hoje à abertura oficial da “Ocean Week”

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, preside hoje, no Mindelo, à abertura oficial do “Ocean Week” (Semana dos Oceanos), tida como “valiosa oportunidade” para exibir Cabo Verde como “palco privilegiado” da Economia Azul no Atlântico Médio.

O programa definitivo do evento, cujas conferências internacionais, seminários e workshop decorrerão no auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), consagra o desenvolvimento dos trabalhos em sete painéis, ao longo de cinco dias.

Outras actividades paralelas terão como palco a Câmara de Comércio do Barlavento, o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), o Centro Oceanográfico do Mindelo, comunidades piscatórias da ilha, universidades, escolas e vários outros locais da cidade.

“Oportunidades e desafios da economia do mar”, “Investimentos na Economia Azul”, “Eventos desportivos, turismo e promoção de Cabo Verde”, “Turismo de cruzeiro” e “Mar, turismo e ambiente – desafio da sustentabilidade”, são, de entre outros, temas dos painéis do Cabo Verde Ocean Week, com um orçamento a rondar os 28 mil contos, suportados pela União Europeia, mas também pelo Governo e empresas cabo-verdianas.

O encontro do Mindelo traz a Cabo Verde representantes de organismos e personalidades nacionais e estrangeiras em matéria da Economia Azul, entre eles o vice-presidente das Seychelles, o comissário europeu Carlos Moedas, para além de ministros da CPLP e da Comissão Sub-regional das Pescas, com responsabilidade sobre o mar.

São esperados, igualmente, representantes de “vários países e organizações internacionais”, sobretudo parceiros e especialistas de “reconhecido mérito mundial”, com “conhecimento e atenção profundos” dos mares e dos oceanos para apresentar “estratégias e medidas” para cuidar do oceano.

Com o lema “Nosso oceano, fonte de riqueza e bem-estar”, o fórum de São Vicente, é fruto do “forte engajamento” do Governo na causa da protecção dos mares e oceanos, na preservação da vida e biodiversidade marinha e de soluções para um mar sem lixo e estratégias de conservação marinha.

Esta primeira edição decorrerá no mês de Novembro, mas futuramente, segundo o ministro José Gonçalves, o evento será enquadrado na Feira das Actividades Económicas ligadas ao Mar (Expomar), que decorre anualmente no mês de Outubro, sempre na ideia de que, ajuntou, a gestão sustentável do mar, oceanos e seus recursos é uma das “principais prioridades” do Governo.

O certame consagra ainda espaço para uma “vasta programação” a nível desportivo, com o objectivo de “colocar à prova”, o programa para os Jogos Africanos de Praia, que se realizam na ilha do Sal, no próximo ano.

Em paralelo, decorrerá, igualmente, uma agenda cultural que abarca música, exposições de arte e teatro, por toda a cidade, actividade organizadas em parceria com a União Europeia.

O “Cabo Verde Ocean Week” é o primeiro evento desta envergadura que o país acolhe, sendo objectivo principal “elevar a consciencialização” e fomentar o diálogo sobre a “essência, oportunidade e sustentabilidade” dos oceanos.

Tudo isto, de acordo com nota conceptual do evento, para criar uma cultura voltada para a “preservação e a conservação da saúde” do mar e explorar de “forma sustentável” os recursos marinhos nos mares sob a jurisdição de Cabo Verde.

Para além disso, lê-se no documento, pretende-se ainda “incutir o espírito de inovação” e desenvolver estratégias para “potenciar a relevância natural e cultural” do oceano, bem como do seu estado e do papel que exerce, visando a partilha de “boas práticas” e identificação de medidas e recursos que garantam “elevação da performance” para a sua gestão sustentável. (Inforpress)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.