Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

População da Comuna de Mucari ganha centro de capacitação de artes e ofícios

Trata-se de mais um centro rural de capacitação de artes e ofícios destinado a jovens adolescentes desfavorecidos que visa a criação de condições para a sua integração no mercado de trabalho.

O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr. Jesus Faria Maiato, inaugurou no dia, 15 de Novembro, uma nova Cidadela Jovens de Sucesso na Província de Malange, concretamente na Comuna de Mucari, município de Caculama.

Este novo centro rural de capacitação de artes e ofícios, destinado a jovens adolescentes desfavorecidos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos de idade, é o resultado de uma parceria entre o MAPTSS e a Focus Education, empresa subsidiária do Grupo Mitrelli especializada em projectos chave-na-mão nas áreas da educação e formação profissional.

A cerimónia de inauguração contou ainda, entre outras entidades, com a presença do Governador Provincial de Malange, Norberto Fernandes dos Santos, membros do Governo Provincial, Directores nacionais e equiparados do MAPTSS, autoridades eclesiásticas, locais e tradicionais e representantes da Focus Education.

Na nova Cidadela que corresponde a um espaço de 7 hectares, a formação tem a duração de três anos e engloba um curso obrigatório, na área da agricultura, e três cursos opcionais, nos domínios da carpintaria e marcenaria, serralharia e eletricidade de baixa tensão. A instituição, que tem uma capacidade de 200 alunos de ambos os sexos em regime de externato, conta com 60 alunos.

Em termos de infraestruturas produtivas, a Cidadela do Mucari conta com estufas agrícolas e campos abertos, aviários para galinhas poedeiras e uma incubadora para pintos. Na componente de agricultura em campo aberto, a Cidadela inclui um método agrícola inovador, designado “Mandala”, baseado em culturas sustentáveis cultivadas em círculos concêntricos, método fácil e eficaz que os jovens podem depois adoptar e pôr em prática nos seus locais de origem.

A Cidadela, onde trabalham 19 pessoas, na sua maioria da região, conta ainda com algumas infraestruturas de carácter social, como um refeitório e sete outras de apoio e, tem ao seu dispor dois autocarros para os formandos e trabalhadores, uma viatura para apoio do director e maquinas agrícolas devidamente equipadas.

Todos os produtos agrícolas e os ovos que forem produzidos na Cidadela pelos alunos serão vendidos no quiosque à entrada da mesma, para assim a Cidadela ter fonte de rendimento.

Encontrando-se no seu primeiro ano de actividade, ou seja, o chamado ano operacional, a Focus Education está a acompanhar o projecto e a dar formação a todos os funcionários, em várias áreas, designadamente gestão administrativa e financeira, gestão pedagógica e projecto educativo, entre outras.

Para além desta nova Cidadela, a Focus Education construiu as Cidadelas Jovens de Sucesso de Cabiri, na Província de Luanda, e Sacassange, no Moxico, ambas em operação perfazendo um total de três. Em avançada fase de projecto estão as Cidadelas da Matala, na Huíla e de Cangola, no Uíge.

Os objectivos destas Cidadelas são a promoção da qualidade de vida nas comunidades onde se inserem e a criação de condições que permitam a capacitação dos jovens e a sua integração equilibrada no mercado de trabalho, em áreas como agro-indústria, manutenção de máquinas agrícolas, canalização, carpintaria e marcenaria, serralharia e electricidade de baixa tensão, entre outras. (Nota envidada à nossa redacção com pedido de publicação)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »