- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Cultura Literatura Livro "Aviação Civil Em Angola" apresentado em Lisboa

Livro “Aviação Civil Em Angola” apresentado em Lisboa

Após o seu lançamento em Luanda, em Outubro, será a vez da apresentação, em Lisboa, do livro “AVIAÇÃO CIVIL EM ANGOLA”, de Paulino Maria Baiona, editado pela PERFIL CRIATIVO – Edições. O evento terá lugar na Biblioteca dos Coruchéus* (Rua Alberto de Oliveira – Alvalade), na próxima quinta-feira, dia 22 de Novembro, pelas 17h00.
2018 é o ano do centenário da aviação em Angola, marcando, ainda, os 80 anos da criação da DTA – Divisão dos Transportes Aéreos, empresa que, em 1973, ganhou a designação de TAAG – Transportes Aéreos de Angola S.A.R.L.

SOBRE O LIVRO
O objecto desta obra é o surgimento da aeronáutica, quer civil, quer militar, bem como o nascimento e desenvolvimento da Aviação Civil em Angola. Foi um percurso longo que começou ainda durante o período colonial e se estendeu por muitos anos, já com o país independente.

(…)
Neste pequeno trabalho, pretende-se mostrar de que forma evoluiu e se consolidou todo um empreendimento ligado à aviação em Angola, desde a construção de pistas e aeródromos, infraestruturas aeroportuárias, desenvolvimento de companhias de navegação aérea, aeroclubes e serviços da aeronáutica civil. Referir-se-á também o importante papel das telecomunicações aeronáuticas, ajudas rádio e controle de tráfego aéreo, bem como o início e estrutura da aviação civil, a sua reorganização, e os seus recursos humanos, tão importantes para o bom funcionamento do conjunto dos serviços.

Os serviços de aeronáutica e a construção de aeródromos foram uma importante mais-valia para o surgimento de empresas aéreas, empresas essas muito importantes para transporte de pessoas, carga e correio, e ligação do conjunto das partes de todo o território nacional. Foi também a aviação fundamental para o desenvolvimento e ligação do país, de Cabinda ao Cunene. Sem o Serviço de Aeronáutica Civil e o serviço de transporte aéreo, Angola não seria o país que é hoje e as suas populações estariam mais isoladas nos imensos sertões deste grande e pujante país.

O autor foi capaz de expressar na sua forma mais simples e resumida uma parte daquilo que foi a evolução e os momentos mais marcantes da aviação civil em Angola. A compilação aturada de dados, envolvendo, por um lado, o relembrar de factos e datas importantes, e por outro a menção a pessoas e episódios singulares, leva-nos a ter uma noção de como o processo de desenvolvimento da aviação em Angola teve lugar.
Excerto do prefácio da autoria de Helder Preza, Director Geral da ENANA e Director Nacional da DNAC

SOBRE O AUTOR:

Paulino Maria Baiona nasceu em Lãndana, Província de Cabinda, Angola, em 1937. Iniciou os estudos da instrução primária na Missão Católica de Lãndana e, em 1948, seguiu para Luanda para continuar os estudos, como aluno interno, na antiga Casa dos Rapazes de Luanda, Instituição ligada à Congregação dos Missionários do Espírito Santo, onde concluiu o ensino primário. Fez o ensino secundário e finalizou o Curso Geral dos Liceus.

Durante o período de estudante, foi aprendendo e trabalhando para ganhar prática em Oficina de Radiotecnia, onde se faziam reparações de receptores de rádio (mais conhecidos como telefonias), amplificadores de som, toca-discos, gravadores de som e todos os equipamentos relacionados com transmissão e recepção. Fez a aprendizagem e trabalhou no estabelecimento Rádio Luanda, na Rua Neves Ferreira, que possuía um bom laboratório de reparações e um bom Mestre para ensinar.

Em 1961, fez um breve estágio na transportadora aérea Divisão dos Transportes Aéreos (DTA).
Em 1962, ingressou nos então Serviços de Aeronáutica Civil. Com a extinção deste organismo, em 1980, continuou a sua actividade na nova empresa criada, a Empresa de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), onde trabalhou até à aposentação, em 2009.

(Nota enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.