Smiley face

Diagnosticados 125 casos de cancro da próstata em Ondjiva

0 20

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Cento e 25 casos de cancro da próstata foram diagnosticados entre Janeiro à primeira quinzena de Novembro deste ano pelos serviços de urologia do Hospital Geral de Ondjiva, 17 ocorrência a mais em relação a igual período anterior.

Em declarações à Angop, o especialista em urologia da referida unidade sanitária, Pablo Trwong Van Quan, disse que dos 125 casos registados 70 estão em tratamento, 20 foram transferidos para Luanda, dez abandonaram o tratamento e 25 acabaram por morrer devido o avanço da patologia.

Na ocasião, disse que o cancro da próstata é uma tumoração maligna do tecido epitelial, que atinge o cidadão do sexo masculino com idades compreendidas entre os 45 a 80 anos.

Pablo Quan disse que o histórico familiar é o que confere maior probabilidade, pois indivíduos que tenham parentes do primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata correm mais riscos de desenvolver à doença.

O especialista apontou ainda como causas de risco o consumo de gordura de origem animal, a obesidade e os factores hormonais, alertando os cidadãos do sexo masculino a realizarem consultas regulares de diagnóstico da doença.

O médico explicou que existem vários sinais e sintomas que podem indicar a doença, como retenção urinária, a necessidade frequente de urinar, de dia ou de noite, o aumento do tamanho da próstata e a presença de sangue na urina. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »