- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo Europa Nobel da paz Leymah Gbowee distinguida em Bona com o Prémio Democracia

Nobel da paz Leymah Gbowee distinguida em Bona com o Prémio Democracia

Leymah Roberta Gbowee, ativista liberiana dos Direitos Humanos que foi Nobel da Paz em 2011, foi distinguida com o Prémio Democracia, na sexta-feira (16.11), em Bona, Alemanha.

O prémio no valor de 10.000 euros foi-lhe atribuído pelo seu trabalho como ativista durante a Guerra Civil da Libéria, que durou 14 anos (1989-2003).

Leymah Roberta Gbowee trabalhou com milhares de pessoas, independentemente das fronteiras religiosas e étnicas, permitindo que meninas e mulheres tivessem melhor acesso à educação, considerou o comité da Associação Internacional do Prémio Democracia, que a apelidou de “pacificadora corajosa”.

O prémio é atribuído desde 2009 e distingue de dois em dois anos pessoas e instituições responsáveis por contribuírem para a democratização e afirmação dos Direitos Humanos. Desde 2010 o prémio é entregue a cada dois anos.

Leymah Roberta Gbowee venceu o Prémio Nobel da Paz em 2011. Trabalhou nas ruas da Libéria junto de crianças e jovens vítimas da Guerra Civil liberiana que assolou o país durante 14 anos.

De 2001 a 2005, a ativista foi coordenadora de programas da iniciativa “Rede Mulheres na Construção da Paz”. Em 2002, fundou um movimento que iniciou protestos não violentos de mulheres contra a guerra. Centenas de mulheres muçulmanas e cristãs participaram em conjunto em orações de paz organizadas por aquele movimento na capital liberiana, Monróvia.

Entre os vencedores anteriores do Prémio Democracia estão o ex-presidente checo Vaclav Havel (2009), a iraniana Shirin Ebadi (2010), o presidente da primeira Comissão Constituinte da Tunísia, Yadh Ben Achour (2012), a organização Repórteres Sem Fronteiras (2014) e Federica Mogherini (2016), Alta Representante da União Europeia para Política Externa e Segurança. (DW África)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.