Com 563 votos a favor, 17 contra, quatro nulos e três em branco, o actual governador da Huíla, Luís Manuel da Fonseca Nunes, foi hoje, sábado, eleito primeiro secretário provincial do MPLA, na Huíla, em substituição de João Marcelino Tyipinge.
O acto decorreu durante a VI conferência provincial extraordinária que juntou 578 delegados.
Na ocasião, o secretário do Burreau Político para organização e mobilização do MPLA, Jorge Dombolo, na qualidade de coordenador do grupo de acompanhamento, orientou ao novo secretário, a fazer uma leitura correcta do ambiente político vigente na província para que o partido continue a somar vitórias na região.
Disse que é necessário continuar a trabalhar no reforço da organização interna do partido, porque os desafios que têm pela frente a curto prazo “são enormes e decisivos”.
Destacou o papel da província da Huíla e de suas potencialidades no processo de diversificação da economia nacional, facto que o MPLA deve prestar um atenção especial.
Por sua vez, o primeiro-secretário eleito, Luís Nunes, admitiu que são inúmeras as tarefas que a província tem pela frente, com destaque para as autarquias e só podem levá-las a cabo com êxito se tiverem militantes verdadeiros e disponíveis para ajudar a pôr em prática o programa estratégico do partido.
“Não pretendemos continuar a deixar que os militantes surjam apenas por altura dos congressos ou das eleições para aproveitarem-se do partido e não trabalharem de forma contínua em prol do MPLA”, avisou.
O MPLA na província conta com 600 mil militantes nos 14 municípios. (Angop)