O presidente do Comité Paralímpico Africano (APC-sigla em inglês), o angolano Leonel da Rocha Pinto, afirmou neste sábado que Marrocos vai sediar a primeira edição dos Para-jogos Africanos em 2020.
Em declarações à Angop, em Luanda, explicou ser a decisão resultado da Conferência de Ministros dos Desporto e Cultura da União Africana, decorrida em Outubro último, na Argélia.
Acrescentou ter remetido no “conclave” a documentação que explanava a vontade da África organizar este evento inédito, semelhante aos Jogos Panafricanos, só que exclusivo à atletas deficientes.
Disse que no encontro da cidade de Argel, que contou com a participação de membros do Comité Paralímpico Internacional (IPC), da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ANOCA) ficou decidido que os Para-jogos Africanos serão qualificativo ao Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.
De acordo com o igualmente membro executivo do IPC, a candidatura de Marrocos venceu a da África do sul por via do voto.
A primeira edição dos Para-jogos Africanos deve contar com pelo menos mil atletas. Tem como objectivo promover o desporto paralímpico. A África é o único continente que ainda não logrou organizar esta prova multidisciplinar. (Angop)