- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Chefe da diplomacia angolana está em Addis-Abeba para Cimeira da UA

Chefe da diplomacia angolana está em Addis-Abeba para Cimeira da UA

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, está desde a manhã de hoje (sábado) em Addis-Abeba (Etiópia), onde vai participar, de 17 a 18 deste mês, na 11ª Cimeira Extraordinária dedicada às Reformas da União Africana.

A anteceder ao evento, realizou-se de 14 a 15 de Novembro, também em Addis-Abeba, a 20ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da União Africana, na qual a delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Tete António.

A Cimeira vai ser aberta hoje, sábado, por Paul Kagame, Presidente do Ruanda e da Uniao Africana (UA), seguindo-se os discursos do Presidente da Comissao da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, e do Primeiro-Ministro etíope, Abyi Ahmed, refere uma nota da Representação de Angola junto da UA.

A cerimónia vai culminar com o discurso de Paul Kagame, líder da Reforma, dando lugar à sessão, a portas fechadas, para análise das propostas sobre o Processo de Reforma Institucional da UA (lançado em Janeiro de 2017), Eleição de Altos Dirigentes da CUA, debates sobre Reformas Financeiras e Administrativas, incluindo Gestão de Desempenho.

Os estadistas ou seus representantes, vão debruçar-se ainda sobre o Mandato da Agência de Desenvolvimento da UA, o Mecanismo Africano de Avaliação pelos Pares (MAAP), a Divisão de Trabalho entre a Comissão da União Africana, Comunidades Económicas Regionais, Mecanismos Regionais, Estados-Membros e Organizações Continentais.

À tarde, a Assembleia vai analisar o relatório do presidente do Conselho Executivo sobre os resultados da 19ª Sessão Extraordinária do Conselho Executivo Alargado aos ministros sobre assuntos do Grupo ACP e da UE (África Caraíbas e Pacífico e da União Europeia).

No âmbito dos eventos paralelos, vai proceder-se, na ocasião, ao lançamento oficial do Fundo para a Paz, enquanto domingo acontece uma Reunião de Alto Nível entre a União Africana e Comissão Económica para África, enquadrada na Agenda 2063.

A realização da presente Cimeira Extraordinária foi decidida pelos Chefes de Estado, em Nouakchott, Mauritânia, em Julho de 2018, na 31ª Sessão Ordinária. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.