- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Mundo África Autoridades do Sudão do Sul anunciam construção de nova capital

Autoridades do Sudão do Sul anunciam construção de nova capital

As autoridades sul-sudanesas anunciaram nesta quinta-feira, em Juba, a construção de uma nova capital para este país, o mais jovem do planeta, após uma devastadora guerra civil que deixou milhares de mortos, noticiou a Prensa Latina.

A próxima sede central se chamará Ramciel e estará localizada no estado de Los Lagos, um dos dez que conformam a federação deste país, sem costas, em uma região que outrora funcionou como santuário de rinocerontes, precisou o porta-voz oficial do governo.

A proclamação da independência em 2011, na sequência do referendo que determinou a separação do norte do país, onde reside a população de etnia árabe e confissão muçulmana, esta nação da África oriental rica em petróleo, mas indigente em infra-estruturas, fixou sua capital em Juba, sobre a qual não existem edificações adequadas para albergar os organismos do estado ou hotéis.

O primeiro passo será dado esta semana, quando uma equipa de engenheiros marroquinos e sul-coreanos encarregues de elaborar os planos de urbanização visitem a zona escolhida para demarcar sobre o terreno.

Os cinco anos de guerra civil sul-sudanesa terminaram em Agosto passado, quando seus principais protagonistas, que não são os únicos, o presidente sul-sudanês, Salva Kiir, e seu ex-Primeiro vice-presidente, Riek Machar, assinaram um acordo de paz que contempla o regresso do segundo ao cargo e a formação de um governo encarregue de organizar eleições num prazo de oito meses.

A confrontação causou a morte de dezenas de milhares de pessoas, muitas das quais civis, a deslocação de dois milhões 500 mil e favoreceu o surgimento de enfermidades gástricas devido ao uso de água imprópria para o consumo humano e alimentos contaminados. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.