InicioAngolaPolíticaUNITA defende participação massiva nas eleições autárquicas

UNITA defende participação massiva nas eleições autárquicas

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu quarta-feira, no município de Viana, em Luanda, a participação de todos os angolanos nas eleições autárquicas marcadas para o ano de 2020.

Para o líder do maior partido na oposição em Angola, o que está em causa não é o número de municípios nos quais vai se realizar as eleições autárquicas, mas o direito que todos os angolanos têm de governar a autarquia.

No discurso de encerramento de uma acção de formação, Isaías Samakuva defendeu, à semelhança do Executivo, que ninguém deve governar o território de uma autarquia sem ser eleito pelo povo.

Quanto ao seminário, informou que o objectivo principal foi o de consolidar os conhecimentos sobre o princípio da autonomia local, como alicerce estrutural das autarquias, no sistema constitucional angolano.

‘’Fizemos esta consolidação através do estudo comparativo do princípio da autonomia local no sistema constitucional espanhol e o contributo social das comunidades’’, realçou.

Segundo o presidente da UNITA, o mesmo exercício já tinha sido feito à luz da experiência sul-africana e cabo-verdiana.

Durante o seminário foram clarificadas dúvidas relativas às orientações metodológicas, sobre o perfil do candidato à autarca pelas listas da UNITA e sobre o processo de selecção destes nas comunidades.

Durante três dias, o seminário analisou a estrutura do Estado espanhol, orientações metodológicas, autonomia local como motor do desenvolvimento económico e social das comunidades. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.