O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, realiza uma visita de dois dias dias à União Europeia (EU), que se inicia nesta quarta-feira, na cidade francesa de Estrasburgo, onde o mandatário pronunciará um discurso perante o parlamento europeu, noticiou a Prensa Latina.
O programa do estadista divulgado nesta quarta-feira, pela presidência sul-africana anuncia uma entrevista de Ramaphosa com o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, assim como outros integrantes desse órgão legislativo comunitário.
Quinta-feira, Ramaphosa visitará a Bélgica, onde manterá conversações com o rei Philippe Léopold Louis Marie, o Primeiro-ministro Charles Michel, devendo igualmente realizar uma visita de cortesia ao ministro-presidente de Flanders, Geert Bourgeois.
A declaração oficial destaca que as relações entre a África e Bélgica assentam em valores de liberdade, democracia e temas similares internacionais, em particular a paz e segurança.
Acrescenta que o comércio bilateral inclui exportações sul-africanas de pedras preciosas, químicos orgânicos, produtos manufacturados e, com Flanders se desenvolvem em cooperação, cultura, ciência e inovação, educação, economia, entre outros.
Quinta-feira, segundo as mesmas fontes, Ramaphosa co-presidirá a VII Cimeira Sul-Africana-União Europeia (EU), junto com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Nesta cimeira serão analisados, entre outros, o progresso da Associação Estratégica Sul-Africana-EU, políticas bilaterais, assim como temas económicos e de cooperação e desenvolvimento. (Angop)