InicioEconomiaObras do novo mercado fronteiriço do Luvo orçadas em AKZ 75 milhões

Obras do novo mercado fronteiriço do Luvo orçadas em AKZ 75 milhões

Setenta e cinco milhões de Kwanzas é o valor disponibilizado para a construção do novo mercado fronteiriço do Luvo, 60 quilómetros a Norte da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

A informação foi avançada nesta terça-feira à imprensa pela administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, tendo assegurando que numa primeira fase, o projecto prevê a construção de 500 bancadas, armazéns, área administrativa e balneários públicos.

A gestora disse ter recebido, há dias, do Departamento provincial do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) o certificado provisório da limpeza dos cerca de 257 mil metros quadrados de terra onde será implantado o referido projecto, nos próximos dias.

Explicou que, a empreitada foi adjudicada a uma empresa chinesa através de um concurso/convite, prevendo-se para o final deste mês de Novembro ou princípio do próximo mês de Dezembro o arranque das obras.

Fez saber que, inicialmente este projecto estava sob a alçada do governo provincial, tendo passado à administração municipal de Mbanza Kongo, no âmbito da política do Executivo angolano que visa a transferência das competências administrativas ao poder local.

Segundo disse, o novo mercado do Luvo será erguido num outro espaço, obedecendo desta forma as orientações dos órgãos de segurança e ordem interna, que sempre se manifestaram apreensivos com a localização do actual mercado a céu aberto, situado na linha divisória entre Angola e RDC.

A melhoria no saneamento básico, o controlo à fuga ao fisco, o combate à tentativa de infiltração de estrangeiros no território nacional nos dias do mercado, bem como o aumento de arrecadação de receitas para os cofres do Estado foram apontadas pela administradora como algumas das vantagens do novo mercado fronteiriço do Luvo em projecção.

O mercado do Luvo realiza-se aos sábados de forma alternada, juntando milhares de cidadãos angolanos e congoleses democráticos. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.