Ali Bongo está a ser tratado na Arábia Saudita e “a recuperar todas as suas capacidades físicas”, depois de sofrer uma “hemorragia que exigiu cuidados médicos”. Em 2009, sucedeu ao seu pai, Omar Bongo, que governou o país durante mais de 40 anos. Em 2016, conseguiu a reeleição por uma margem curta numa votação marcada por violência e acusações
O Presidente do Gabão, Ali Bongo, está seriamente doente mas a recuperar. A informação foi avançada este domingo pelo seu porta-voz, pondo fim a semanas de silêncio oficial sobre o seu estado.
Nos últimos tempos, especulou-se muito sobre a saúde do Presidente, de 59 anos, com relatos de que teria sofrido um ataque cardíaco. Ali Bongo está a ser tratado na Arábia Saudita e “a recuperar todas suas capacidades físicas”, segundo o seu porta-voz Ike Ngouoni.
No início do mês passado, uma nota oficial mencionava que o chefe de Estado sofria de fadiga. Desta vez, também não houve qualquer referência a um ataque cardíaco, revelando a fonte oficial que o Presidente sofreu uma “hemorragia que exigiu cuidados médicos”.
PAÍS EM “PILOTO AUTOMÁTICO”?
Em 2009, Ali Bongo sucedeu ao seu pai, Omar Bongo, que governou o Gabão durante mais de 40 anos. Em 2016, conseguiu a reeleição por uma margem curta numa votação marcada por violência e acusações de fraude.
No início deste mês, com o Presidente na capital saudita a receber tratamento médico, o líder da oposição, Jean Ping, voltou a reivindicar a vitórias nas eleições de há dois anos.
Na sexta-feira, um jornal do Gabão foi suspenso por três meses por ter escrito que o país estava em “piloto automático” e que o primeiro-ministro, Emmanuel Issoze-Ngondet, deveria ser nomeado líder interino. (Expresso)